Conceição do Araguaia: Mais um curso básico de Libras é finalizado no campus do IFPA

O curso tem o objetivo de propiciar a aprendizagem aos alunos, levando-os a conhecer os aspectos linguísticos e possibilitando uma formação didática inclusiva

Continua depois da publicidade

Aconteceu, nesta quinta-feira (28), a conclusão do curso básico de Língua Brasileira de Sinais (Libras) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) (IFPA) – campus Conceição do Araguaia. A ação foi promovida por meio do Centro de Idiomas (Ceni) e do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne). Ao todo, inscreveram-se 23 alunos, dos quais 15 concluíram. O curso modular teve início em agosto, com finalização da formação após a realização de 40 horas de aula. 

Os professores ministrantes foram Michele Rocha, Leandro Ferreira, Viviane Fialho, Leonardo Ribeiro, Thays Vanessa, Thatiany Santos e Marília Amorim. A cerimônia de finalização ocorreu no Miniauditório do Campus. 

O curso tem o objetivo de propiciar a aprendizagem da Libras aos alunos, levando-os a conhecer seus aspectos linguísticos e possibilitando assim uma formação didática inclusiva, que permita o estabelecimento de uma comunicação básica por meio da linguagem de sinais com pessoas surdas, além de conhecerem os aspectos da cultura da comunidade surda.

“Cada vez que encerramos um curso, avançamos mais no conhecimento. Nós não somos donos do conhecimento: nós o recebemos para passar adiante para outras pessoas. Quanto mais oferecemos aos outros, mais felizes nós somos. O IFPA – Campus Conceição do Araguaia se sente feliz por poder dar um curso e ajudar nossos alunos a se comunicarem melhor e serem mais felizes juntos, pois o que vale é o trabalho em equipe,” sinalizou o diretor-geral do campus, professor doutor Orlando Albuquerque.

A professora e coordenadora do Napne, Michele Rocha, uma das responsáveis pela organização, falou sobre sua emoção com o avanço da turma, com o nível de interesse e o envolvimento com as dinâmicas e, aproveitou para agradecer Thays Vanessa e Thatiany Santos, intérpretes de Libras, pelo belíssimo trabalho à frente do curso, com as aulas e dinâmica, se preocupando com cada detalhe para que o curso fosse ministrado com excelência. 

“Os alunos se esforçaram, questionaram e estou orgulhosa de cada um. Amei esse tempo de convívio, as trocas e percebi como vocês evoluíram ao longo do curso. Estou emocionada,” disse Rocha.

Ela aproveitou para destacar a oferta do curso de nível Intermediário de Libras no campus Conceição do Araguaia a partir do segundo semestre do ano que vem.

O professor de Libras Leonardo Ribeiro, que também é aluno do campus, discursou na linguagem ensinada, e contou com uma intérprete para transmitir sua mensagem às pessoas ouvintes. Surdo de nascença, ele disse que gostou muito de ministrar aula no curso e está muito feliz em ver todos concluírem mais esta etapa. 

“Foi muito gratificante participar do processo de aprendizagem desses alunos. Aprender uma nova língua não é fácil, mas a turma se dedicou bastante e estavam sempre felizes em aprender mais. As aulas eram divertidas e nós como professores nos esforçamos ao máximo para entregar as melhores aulas. Eu acredito que alunos concluintes estarão querendo aprender cada vez mais e estou torcendo pelo sucesso deles,” finalizou a professora Thatiany Santos.

(Ascom IFPA Conceição do Araguaia/Viviane Fialho)