Mais de 300 moradores do município de Jacundá, na região sudeste paraense, participaram da 12ª Conferência Municipal de Assistência Social. O evento aconteceu no Clube Jardim das Acácias e teve como tema “A Assistência Social como direito do povo e dever do Estado, com financiamento público para enfrentar as desigualdades e garantir a proteção social”.
“Este ano, nós temos um tema amplo, mas que podemos resumir em uma expressão: a voz do povo. Porque é a população quem vai dar as diretrizes para que as nossas políticas públicas cheguem a quem precisa,” comentou a secretária municipal de Assistência Social, Aline Tavares. Segundo ela, o evento teve como objetivo avaliar os serviços e discutir propostas de melhorias na área assistencial do município.
A conferência teve a participação da sociedade civil organizada, entidades públicas e populares que propuseram ações a curto, médio e longo prazo, para oferecer uma assistência social condizente com as necessidades da população jacundaense.
Para o prefeito Itonir Tavares (PL), que também participou da abertura da conferência, a assistência social do município já evoluiu bastante, mas ainda há muito a se fazer. “Desde o começo da nossa gestão, estamos trabalhando em várias frentes e já criamos o Auxílio Jacundá, estamos estruturando o Bolsa Família para realizar o atendimento adequado dos beneficiários e seguimos trabalhando para estruturar a secretaria. E esse é o momento em que buscamos propostas para melhorar ainda mais a assistência social no município,” avaliou o gestor. (Antonio Barroso – com informações da Assessoria de Comunicação)