Um dos campeonatos de futebol mais tradicionais de Canaã dos Carajás teve seu início marcado nesta terça-feira (16). A Liga Esportiva Municipal confirmou que a bola rola no comecinho do mês de março. A edição de 2018 do Campeonato Rural é a 20ª e tem tudo para ser a maior de toda a história da competição. A Fundação de Cultura Esporte e Lazer (FUNCEL) anunciou que 14 equipes já estão confirmadas para a disputa.
O grande diferencial deste certame é o fato de as equipes serem formadas nas principais vilas do município. A ideia é que a competição proporcione, através do esporte, maior integração, lazer e que os talentos da zona rural também possam ser vistos em competições oficiais do município. O Campeonato Rural já acontece desde o início dos anos 80 e se tornou, com o passar dos anos, uma das competições mais importantes e aguardadas do calendário esportivo canaense.
Em entrevista, o diretor-presidente da FUNCEL, Jander Fonteles, falou sobre a competição: “Esse campeonato é bastante interessante, pois reúne a comunidade de algumas vilas e VS’s. Todo mundo gosta de jogar essa competição, mas esse ano vamos fazer diferente. Nossa ideia é ‘voltar às origens’ e utilizar apenas atletas da zona rural mesmo, pois nas outras edições muitos atletas da zona urbana eram utilizados e acabava se tornando um campeonato regional. Nesse ano queremos fazer diferente.”
Para reforçar a volta às origens, Jander explicou que todos os jogos serão disputados nas vilas e não no estádio municipal como de costume: “Vamos utilizar quatro locais para as partidas. Os campos vão ser os da Vila Planalto, da Vila Bom Jesus, da Vila Ouro Verde e da VP-20. Tanto a estreia como as finais serão realizadas lá. A final, inclusive, vai ser disputada em dois jogos e quem tiver o melhor campanha vai ter o privilégio de decidir em casa. A abertura vai ser na Vila Ouro Verde, que é onde começou tudo, e queremos fazer um bonito evento lá com um grande churrasco. Será um dia de festa.”
Leandro Oliveira, presidente da Liga Esportiva, disse estar confiante que a competição será um sucesso: “A nossa expectativa é sempre a melhor. Queremos um campeonato mais focado na zona rural, com atletas de lá. Esperamos também que alguns talentos que estão escondidos nas vilas possam ser revelados durante a disputa.”
Além da busca pelas raízes da competição, outra grande novidade para o ano é a doação de jogos de camisas para os clubes. A FUNCEL, em parceria com a Prefeitura, será a responsável pela ação. Cada equipe deve receber um jogo de uniformes: “Nossa ideia é incentivar cada vez mais o esporte aqui no município. Vamos lutar por isso” finalizou Jander.