Brasília – Com um discurso enfático de duas horas, Xi Jinping, 69 anos, secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCC), deve ser reconduzido neste domingo (16) ao terceiro mandato consecutivo de cinco anos como governante de 1,4 bilhão de chineses. Precisamente, 2.296 delegados participam do evento, representando 96,7 milhões de membros do Partido Comunista Chinês desde o início da semana no congresso do partido, em Pequim.
Ao ratificar uma extensão do tempo de Xi como a figura política que controla mais pessoas, com menos restrições, do que qualquer outro no mundo, o partido chinês confirmaria que o engrandecimento nacional e a ditadura, não a cooperação global e os direitos humanos, são suas estrelas-guias.
O líder máximo chinês enfatizou a importância de adesão total ao conceito de centralismo democrático, como base ideológica do partido, advertiu sobre ‘tempestades perigosas’ enfrentadas pela China e destacou sua atuação como defensor da segurança do país.
Espera-se que ele ganhe o terceiro mandato como líder durante o congresso do partido iniciado no início da semana e que deve reconduzi-lo ao cargo pela terceira vez consecutiva após a alteração constitucional que derrubou a limitação de apenas dois mandatos aos dirigentes máximos da segunda maior economia do mundo.
O Birô Político do Comitê Central do PCC deve continuar aderindo firmemente ao centralismo democrático, disse Xi Jinping na reunião do Birô realizada na segunda-feira e terça-feira desta semana, durante a qual os membros discutiram medidas para melhorar a vida política e a supervisão intrapartidária.
Xi Jinping disse que a China enfrentou desafios árduos nos últimos cinco anos, retratando-se no início do congresso do Partido Comunista como um líder que pode guiar o país através de uma era de perigo e incerteza.
Seus comentários representavam um movimento no foco do partido diretamente em direção à sua obsessão pela segurança — ou seja, anulando todos os desafios ideológicos e geopolíticos ao governo do partido — e longe do desenvolvimento econômico.
Xi Jinping foi nomeado para o cargo mais importante do partido em 2012, tem quase certeza de receber um terceiro mandato de cinco anos no final da reunião do partido, descartando um precedente recente de transição regular no topo e cimentando um retorno ao governo do homem forte.
Desde que Xi assumiu o primeiro emprego, a nação viu uma expansão abrangente de sua economia, força militar e papel como potência global. Mas a China também enfrenta desafios crescentes, em parte a própria produção de Xi, incluindo uma economia desacelerada pela implementação forçada de sua tolerância zero à Covid, uma política-chave de sua política interna.
Durante o discurso, Xi fez menção frequente às metas de segurança e emitiu um amplo aviso de possíveis obstáculos à frente. “Estejamos prontos para suportar ventos fortes, águas agitadas e até tempestades perigosas”, disse ele.
Destaques de seu discurso
Xi jinping citou a política de “zero Covid” da China, que busca acabar com o coronavírus por meio de extensos testes, quarentenas e bloqueios, como uma conquista — um sinal de que não vai desaparecer em breve, mesmo que a pandemia tenha diminuído em todo o mundo.
Os delegados aplaudiram depois que Xi disse que queria alcançar a unificação pacífica com Taiwan, a autogovernada ilha que a China reivindica como seu próprio território, mas acrescentou que não descartou o uso da força — uma posição de longa data de Pequim. “Resolver a questão de Taiwan é o próprio assunto do povo chinês”, disse ele.
O secretário-geral do Comitê Central do PCC disse que a inovação em ciência e tecnologia seria uma parte fundamental do crescimento do país, enfatizando a pesquisa científica original e pioneira. Ele disse que a China se moveria rapidamente para lançar grandes projetos nacionais que fossem estratégicos, gerais e de importância de longo prazo, parecendo enfatizar iniciativas lideradas pelo estado sobre o que poderia sair do setor privado.
Por tempo indeterminado
A primeira coisa a notar sobre essa aparente inevitabilidade de um terceiro mandato a Xi Jinping é que, em um sentido real, nunca deveria ter sido possível. Não se refere ao congresso do partido em si: isso é uma ocorrência programada, a cada cinco anos. Em vez disso, a potencial extensão do poder de Xi por cinco anos — e, em teoria, por tempo indeterminado — desfaz uma medida-chave que os líderes do partido que sucederam a Mao Tsé-tung após sua morte em 1976 tomaram para evitar a repetição de seu desastroso culto à personalidade.
Eles escreveram um limite de dois mandatos na constituição em 1982; Xi, tendo recebido um primeiro mandato em 2012, planejou sua remoção no início de seu segundo, em 2018. Até então, Xi já havia desafiado as expectativas otimistas, chinesas e americanas, agindo com base em sua crença profunda que a abertura política e econômica havia desfeito a União Soviética e também destruiria o comunismo chinês, a menos que o partido dobrasse o que Lenin chamou de “centralismo democrático”.
Xi Jinping sufocou a dissidência, reimpôs a doutrinação marxista-leninista, submeteu a população a vigilância sistemática, purgou o próprio partido de potenciais oponentes e subjugou o Tibete, Hong Kong e Xinjiang, este último através de uma campanha genocida de trabalho forçado e prisão em massa de a população muçulmana uigur.
De forma ameaçadora, ele expandiu e melhorou as capacidades militares da China, enquanto reafirmava a reivindicação de Pequim a Taiwan, mais recentemente por meio de exercícios militares maciços para mostrar descontentamento com a visita da presidente da Câmara dos Deputados dos Estados unidos, a ultrademocrata Nancy Pelosi a Taipei em agosto.
Meio século após a retomada das relações diplomáticas conduzida presidente republicano Richard M. Nixon à China, duas décadas depois que o presidente democrata Bill Clinton empurrou o status comercial da nação mais favorecida da China no Congresso, com apoio bipartidário, é evidente que os Estados Unidos não podem guiar a ascensão da China de forma compatível com as estratégias dos EUA.
Iinteresses, muito menos em harmonia com a ordem internacional baseada em regras, como muitos arquitetos de esforços de engajamento ocidentais anteriores — governamentais, corporativos, científicos e intelectuais — esperavam.
Erros do passado
Segundo artigo publicado no jornal The Washington Post, para os atuais administradores da política externa dos EUA, a coroação de Xi é, portanto, um momento para refletir sobre o pensamento positivo e o erro de cálculo do passado — e sobre como evitar erros semelhantes, sem cair na hostilidade grosseira e episódica do antecessor do presidente Biden, o presidente Donald Trump.
Com certeza, a mudança republicana para uma postura mais cética em relação à China significa que Biden tem a vantagem de um consenso de dois partidos a favor da competição com Pequim tão amplo quanto o consenso que costumava favorecer o engajamento.
Ele se pronunciou vigorosamente pelo direito de Taiwan de existir como uma democracia livre de ameaças chinesas, ao mesmo tempo em que reforça as alianças dos EUA com a Austrália, Japão e Coreia do Diálogo de Segurança Quadrilateral, também conhecido como Quad (em inglês: Quadrilateral Security Dialogue), é um fórum estratégico informal entre Estados Unidos da América, Japão, Austrália e Índia que é mantido por meio de cúpulas semirregulares, trocas de informações e exercícios militares entre os países membros.
Quad
Nascido como um diálogo em 2007 pelo primeiro-ministro japonês Shinzo Abe, apoiado pelo vice-presidente estadunidense Dick Cheney, o primeiro-ministro australiano John Howard e o primeiro-ministro indiano Manmohan Singh, mas no ano seguinte a Austrália se retirou do grupo e o Quad permaneceu inativo por quase uma década.
A partir de 2017, o fórum quadrilateral foi reativado com inúmeras reuniões informais decorreram entre ministros do exterior dos quatro países como uma reação diplomática para conter o crescente poder econômico e militar da China na região Indo-Pacífico.
Em março de 2021, houve pela primeira vez uma conferência oficial entre os quatro chefes de governo do Quad desde a formação do grupo em 2007.
Recentemente, o presidente Biden deu um passo para limitar a oferta da China pelo domínio tecnológico, cortando seu acesso a semicondutores avançados que incorporam tecnologia americana.
A estratégia de segurança nacional de Biden, divulgada na quarta-feira (12/10), apropriadamente classifica a China como “o único concorrente [dos EUA] com a intenção de reformular a ordem internacional e, cada vez mais, o poder econômico, diplomático, militar e tecnológico para fazê-lo”. No entanto, o documento oferece a perspectiva de que a China e os Estados Unidos possam “trabalhar juntos, para o bem de nosso povo e para o bem do mundo” em questões como clima ou pandemias. Esperamos que seja verdade, mas tememos que não seja.
Xi rejeitou as investigações globais sobre as origens do coronavírus e se reuniu com mais frequência com o presidente russo, Vladimir Putin, do que com qualquer outro líder mundial. Ele descreveu o autor da guerra agressiva na Ucrânia como seu “melhor amigo e colega”, com quem está “semelhante em caráter”. A China cedeu à invasão russa desde o início em fevereiro e não fez nada substancial para contê-la desde então.
Será difícil para Biden competir com a China em geral, enquanto coopera com ela seletivamente. E, no entanto, Xi enfrenta uma tarefa ainda mais difícil: sustentar a ascensão da China enquanto sufoca o setor privado e restringe o livre fluxo de ideias das quais o progresso material depende em última análise.
Um líder que treina seu povo para seguir o pensamento de Xi Jinping — e os proíbe de questioná-lo — provavelmente conduzirá o desenvolvimento de forma tão errática quanto Mao fez em sua época. O crescimento econômico da China, fonte de seu poder, está enfraquecendo paulatinamente.
Isso resulta em parte de fatores estruturais, como a desaceleração do crescimento da força de trabalho, que por sua vez é consequência de um erro comunista histórico: a antiga política de “um filho”. No entanto, as escolhas políticas mais recentes de Xi também estão prejudicando a economia. Um é seu ataque ao comércio eletrônico bem-sucedido e outros negócios, em nome da igualdade socialista.
A outra é sua política “zero covid”, que parece cada vez mais um projeto de estimação que Xi se recusa teimosamente a reconsiderar do que uma medida de saúde pública. Se a China realmente quisesse encontrar uma maneira de reduzir os riscos ao retomar a vida normal, teria importado vacinas fabricadas no Ocidente, em vez de insistir em seu próprio produto menos eficaz, que não foi totalmente administrado a populações idosas vulneráveis. O efeito líquido é um país que pagou um preço alto por sua baixa taxa de infecções e mortes, mas permanece desprotegido contra surtos.
Dadas essas questões e o controle partidário da mídia, a verdadeira popularidade de Xi é impossível de avaliar. Mas ele provavelmente está testando a paciência de seu povo. Na quinta-feira (13), um manifestante corajoso desfraldou faixas em Pequim, uma pedindo a deposição de Xi e outra dizendo, em parte, “Queremos liberdade, não bloqueios. … Queremos votos, não líderes”.
Quando suas economias estagnam e o descontentamento aumenta, os autocratas às vezes tentam distrair seu povo com aventuras no exterior. Esta é razão para se preocupar que o Sr. Xi possa agir em sua ambição de tomar Taiwan, mais cedo ou mais tarde. Até agora, é o sucesso de Xi que criou riscos para os Estados Unidos e seus aliados. Eles devem se preparar para a possibilidade de que seus fracassos criem ainda mais.
Com agências Internacionais
Reportagem: Val-André Mutran – Correspondente do Blog do Zé Dudu em Brasília.
Tags: #Política #PCC #China #Internacional
1 comentário em “Congresso do Partido Comunista da China deve reconduzir Xi Jinping ao terceiro mandato”
Pingback: Helder vai à China? - ZÉ DUDU