Enquanto a bola rola pelo campeonato municipal da primeira e segunda divisão 2011, outro campeonato começa seus trabalhos nos bastidores. Trata-se do IV Campeonato Rural de Futebol 2011. As primeiras movimentações aconteceram na sexta-feira (1º), às 10 horas, no Complexo Esportivo Rio Verde, local provisório da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL), onde ocorreu o Congresso técnico para discutir o regulamento da competição.
O evento contou com a presença de representantes de trinta comunidades que brigarão pelo título da temporada, entre elas estão Jardim, Palmares I e II, Pontilhão, Três Voltas, Vale do Liberdade, Vila Brasil, Conquista, Cachoeira Preta, Serra Dourada, São Raimundo, Carimã, Gameleira, Tapete Verde, Valentim Serra, Alto Bonito, Rio Branco, Carajás, Vila Albani, APA, Garimpo das Pedras, Gelado, Vila Sanção, Vila Paulo Fonteles, Onalício Barros, Cedere I, Vila Planalto, Carajás II, Nova Esperança e Dina Teixeira.
Algumas mudanças aconteceram no regulamento atual, como por exemplo, a partida que terminar empatada no sistema mata-mata terá prorrogação e disputa por pênalti, antes quando o empate persistia a vaga era disputada diretamente nas penalidades máximas. Outro fator que ficou definido foi a proibição da participação de atletas que estão disputando o campeonato municipal da 1ª e 2ª divisão. No entanto, poderão disputar do certame os jogadores que disputaram os campeonatos Sub 18 e Master deste ano, porque as competições já estão encerradas.
O secretário de Esporte e Lazer, Anderson Moratorio, que conduziu o congresso, falou sobre a arbitragem, que este ano ficará por conta da Associação de Árbitros de Parauapebas (AAPA), que tem como presidente o árbitro Alexandro dos Santos. Também estiveram presentes na reunião os coordenadores do campeonato José Domingos e Breu.
Os organizadores da competição voltam a se reunir no dia 13 de agosto para realização do sorteio dos confrontos. O torneio início ocorrerá no dia 27 de agosto, no campo da Valentim Serra.
Texto : Carlos Campo