Por Ulisses Pompeu – de Marabá
Você votaria em uma candidata que elege o nome para ir às urnas este ano como “Claudete a Mulher Mundial”? Pois é, em Marabá, entre os mais de 380 candidatos divulgados até a noite do último domingo, 8, pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para o cargo de vereador existem mais de 30 deles que fogem ao comum.
Na lista de nomes bizarros o que não falta é variedade. Você já pensou em votar em um candidato com o nome “Beijoca” ou “Sal”, ou pior, você escolheria “Toba” como vereador? A maioria vale-se de apelidos para tentar fazer valer a estratégia testada com sucesso no mercado publicitário, a marca que gruda na cabeça do consumidor, com o objetivo de obter dividendos nas urnas.
Contudo, o balanço de pleitos passados comprova que não basta apenas uma alcunha inusitada e uma performance extravagante para convencer o eleitorado, pois a maioria desses aspirantes jamais se elegeu. O universo de concorrentes exóticos não é exclusividade apenas nas eleições em Marabá, mas existe em todos os cantos do Brasil.
Candidata pela primeira vez, a servidora pública Gonçalvina Silva de Oliveira, natural de Imperatriz-MA, foi uma das que adotaram o apelido nas urnas. Talvez para não parecer insossa, adotou o nome de “Sal”, mas também uma forma de abreviar seu longo e incomum prenome: “Gonçalvina”.
“Toba” é o nome que vai para as urnas para representar Dogival da Silva Oliveira. Excêntrico, o nome no dicionário informal significa ânus e é usado frequentemente em xingamentos e expressões de raiva.
José Pereira Rodrigues adotou para a campanha eleitoral o nome de “Beijoca”. Se depender dele, os eleitores vão ganhar muitos beijos e se sentirem afagados, estando, portanto, prontos para votar nele.
A dona de casa “Claudete a Mulher Mundial”, na verdade chama-se Claudete Maria Lima e declarou ter curso superior incompleto. Ela é natural de Floriano-PI, está solteira e disputa uma vaga na Câmara pela primeira vez.
Na tentativa de chamar a atenção dos eleitores, vale até mesmo apelar para o lendário “Lampião”, como fez Vicente de Paula Barbosa Santos. Ele quer mostrar ao eleitor que tem autoridade e por isso adotou o nome de “Vicente Lampião”. Aliás, ele anda pela cidade vestido com roupas do cangaceiro do Nordeste.
Embora seja parte do seu nome, Gercino terá associado à sua imagem, na urna, apenas seu sobrenome “Matei”. José Soares de Moura e Silva vai às urbanas com o apelido “Zé Soares do Carajás”. José de Ribamar da Silva (José do Povo); Lindomar Alves de Sousa (Lins Manst); Lucineide Pereira Alexandre (Lú do DPVAT); Amauri do Espírito Santo Almeida (Alex do Samu); Jaibeam Lopes da Silva (Joiby); Edmilson Matos da Silva (Pindor); e por último, o velho conhecido do eleitor de outras campanhas políticas: Adonias Pereira dos Santos, que usa o apelido de “Bom de Boia”. É esperar para ver se ele será este ano bom de voto.
Entre outros nomes exóticos estão ainda o de Félix Cardoso da Costa ou Felão da; Euclimar de Souza Antunes ou Amarelão; Evanildo Rodrigues de Souza ou Ivanildo Cadilac; e Marcelo Alves dos Santos ou Marcelo da Balaboa.
Alguns desses apelidos exóticos poderão ser indeferidos pela Justiça Eleitoral, pois utilizam nomes de empresas e órgãos públicos, o que não é permitido pela legislação.
3 comentários em “Conheça a “Mulher Mundial” e outros candidatos a vereador com nomes bizarros em Marabá”
meu deus o que mais falta nesas politicas ja pensou se esse TOBA monta um bar? vai tomar uma no !!!!!!!
Ze, esse zé da boia podia fazer parceriA COM UM SENHOR QUE ERA VEREADOR EM TOMÉ-AÇU : PANELADA.ELE TAMBÉM ERA NORDESTINO.
É de sorrir desses candidatos. Será que eles pensam que a gente é bobo? Gostei bastante do texto do Ulisses Pompeu, aliás, ele foi uma boa escolha do Zé para representá-lo em Mara´bá, afinal, o Ulisses é o melhor jornalista em nossa cidade