Mato Grosso, Alagoas, Amazonas e Rondônia têm mais da metade de seus representantes no Congresso sob investigação. PRB, PP, PMDB, PSC e PR estão entre os partidos com maior percentual de investigados
Edson Sardinha e Sylvio Costa, Congresso em Foco
A relação das quase duas centenas de parlamentares que respondem a ações que tramitam no Supremo Tribunal Federal (STF) é democrática: reúne desde políticos sem grande expressão, do chamado “baixo clero”, até ocupantes de funções de destaque no Congresso. São 13 presidentes de comissões permanentes, nove líderes partidários, sete titulares ou suplentes da Mesa Diretora, oito membros da CPI do Cachoeira e 20 integrantes do Conselho de Ética da Câmara e do Senado, além de uma infinidade de ex-governadores e ex-prefeitos.
Mato Grosso é o estado com maior número de políticos processados. E o PMDB o partido com maior número de encrencados. Em quatro estados, mais da metade da bancada federal responde a acusações no STF: Mato Grosso, Alagoas, Amazonas e Rondônia. O caso mais crítico é de Mato Grosso, que tem oito de seus 11 representantes no Congresso (73%) às voltas com denúncias criminais.
Só cinco dos 22 partidos com assento no Parlamento federal não possuem representantes acusados criminalmente, mas são bancadas pouco expressivas do ponto de vista numérico.
PRB, PP, PMDB, PSC e PR estão entre os partidos com maior percentual de investigados
A maior delas é a do Psol, que tem três deputados e um senador. Proporcionalmente, os partidos mais encrencados são, em ordem decrescente, o PRB, o PP, o PMDB, o PSC e o PR. Varia entre 50 e 40% o percentual de parlamentares desses partidos que estão sob investigação. Isso para não falarmos dos nanicos PMN e PRP, que atingiram 100%. Têm um só deputado cada, e ambos respondem a denúncias no STF. Em números absolutos, o PMDB mantém confortável liderança, seguido por PP, PT, PSDB e PSD.
2 comentários em “Conheça os partidos e estados brasileiros campeões em acusações criminosas”
Cadê os comentários dos politiqueiros de Parauapebas? Os tão ilustrissimos formadores de opinião dessa cidade, defensores dos seus candidatos. Povinho hipocrita, bando de ratos, todos com seus rabinhos presos, não falaram nada sobre seus PARTIDOS? Isso mesmo, em vez de ficarem defendendo essa corja de mentirosos, porque não se reunem e vão pra porta da prefeitura cobrar resultados.
Excelente artigo! Mostra o quanto nós brasileirinhos somos idolatras!
Partidos politicos + Time de futebol + Religião = cultura inútil