Conselho de Administração da Vale aprova proposta de incorporação da Alpa

Segundo a mineradora, a operação visa a otimização da estrutura do grupo
Terreno em Marabá onde seria construída a Alpa

Continua depois da publicidade

Em comunicado relevante ao mercado, a Vale S/A informou que seu Conselho de Administração aprovou, na última quinta-feira (3), a proposta de incorporação da Aços Laminados do Pará (Alpa), empresa não operacional e subsidiária integral da companhia.

A proposta de incorporação, segundo a mineradora, visa a otimização da estrutura do grupo, em linha com o processo de simplificação. O comunicado não informa se a empresa saiu do papel.

A matéria ainda será submetida à Assembleia Geral Extraordinária de acionistas, convocada para 14 de novembro de 2024. No mesmo encontro, serão analisadas também as indicações de Heloísa Belotti Bedicks e Reinaldo Duarte Castanheira Filho como membros do conselho de administração.

O que é a Aços Laminados do Pará?

A sociedade Aços Laminados do Pará (Alpa) foi constituída em 2008, com o objetivo de elaborar o estudo de viabilidade, adquirir o terreno e obter as licenças ambientais para a posterior implantação e operação de uma siderúrgica para a produção de 2,5 milhões de toneladas por ano (Mta) de produtos siderúrgicos em Marabá, no sudeste do Pará.

O projeto nunca saiu do papel, a ocupação do terreno foi judicializada, e parte está sendo devolvida, por decisão judicial, a alguns dos antigos proprietários.

Por Val-André Mutran – de Brasília