Com as grandes empreiteiras nacionais em dificuldades após a operação Lava Jato, as chinesas CCCC e CRCC construirão uma das maiores pontes da América Latina. Ambas lideram o consórcio, com 50% de participação cada, e negociam uma linha de financiamento de longo prazo com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para ajudar no financiamento da obra, avaliada em R$ 9 bilhões. Pelo lado da CRCC, são sócios a CRCC International Investments (28,57% de participação) e a CR20 (21,43%).
A ponte, de 12,4 km de extensão, ligará o porto de Salvador (BA) à ilha de Itaparica, maior que a Rio-Niterói, que tem 8,8 km, desconsiderando as vias de acesso. O governo da Bahia já conseguiu US$ 150 milhões em financiamentos do CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina).
No BNDES, a linha em discussão seria de, no mínimo, US$ 500 milhões para a primeira etapa do projeto. No BNB, uma carta de intenção de R$ 3 bilhões em crédito já foi aprovada, segundo o consórcio. A situação expõe uma das dificuldades do Novo PAC, cujas obras exigirão capacidade financeira das empreiteiras nacionais.
Aquelas que possuem expertise para conduzir as obras, como Odebrecht e Andrade Gutierrez, foram abaladas pela Lava Jato e hoje não possuem saúde financeira suficiente para tomar empréstimos bilionários e, com esse recurso, dar o pontapé inicial nas obras até começarem a receber pagamentos.
As demais construtoras nacionais são de pequeno e médio porte, sem experiência em grandes projetos. Esse dilema já motivou discussões no BNDES e na Casa Civil da Presidência da República sobre uma possível reabilitação das empreiteiras da Lava Jato para que o Novo PAC seja conduzido dentro do cronograma. No entanto, resistências internas no PT e no próprio governo, tendem a deixar o mercado das grandes obras aberto para estrangeiros.
(Transcrito da Folha de S. Paulo, 18/9/2023. Foto: Divulgação)
6 comentários em “Construtoras chinesas farão na Bahia uma das maiores pontes do país”
essa conversa de ponte eu ouço desde que tinha 11 anos, hoje tenho 72. ainda mais depois de tanta corrupção com o governo do PT. tem imbecies que acreditam em lendas.
Com Tanta Mentira, essa Ponte será a Ponte do Suspiro, Vai sempre Suspirar DINHEIRO no Bolso dos Políticos CORRUPTOS., os 10% que eles sempre tem nas obras que são Feitas neste PAÍS ,quem Viver até lá Verá.
Também acredito que no Saci Pererê vai nascer a segunda perna
Primeiro ponto, já foram gastos mais de 340 milhões de reais em projetos.
Segundo ponto, desde 2009 essa ponte xing ling é explorada politicamente em vésperas de eleições.
Terceiro ponto, a tal ponte está fora do PAC 3.
Todos nós brasileiros idôneos concordamos com a correção do comentário anterior.
Eu faria uma correção no texto: Com as grandes empreiteiras nacionais envolvidas em escândalos bilionários de corrupção, desviados para alimentar políticos corruptos, ladrões, a contrução será feita por uma construtora Chinesa.