Do Correio do Tocantins
Esteve em visita de cortesia ao CORREIO DO TOCANTINS, na última terça-feira (5), o novo superintendente regional da Celpa, Raimundo Conde. Ele assume com a missão de aproximar mais a empresa dos cerca de 350 mil consumidores de 40 municípios do sul e sudeste do Estado, sob a responsabilidade da Superintendência Regional, com base em Marabá. E também implementar medidas e ações para minimizar problemas como a interrupção de fornecimento, alvo de reclamações nas duas regiões.
Na oportunidade, Conde falou do lançamento, ocorrido ontem, quarta-feira (6), do novo sistema de emissão de faturas, agora impressas imediatamente após a leitura do medidor e entregue na mesma hora ao consumidor.
Raimundo Conde veio acompanhado do coordenador da área comercial da Celpa, Pedro Pinto; do coordenador do processo de leitura, Cleyton Castro; e pelo responsável por novas tecnologias, Cleyton Casemiro.
Ele explica que até a última terça-feira (5), o leiturista ia ao domicílio e anotava os dados do medidor, e só três dias após a fatura era emitida e entregue ao consumidor. Mas, desde ontem, o leiturista, munido de impressora térmica, após anotar as informações do medidor, processa esses números e emite no ato a fatura, na presença do consumidor.
“Com isso, o cliente pode acompanhar o processo, saber quanto vai pagar e como está seu consumo naquele mês e até conferir se a leitura está correta”, afirma Conde.
A impressão simultânea é possível porque os leituristas vão trabalhar com dois equipamentos: um destinado à leitura do consumo, e outro, à impressão da conta. Nos condomínios, a conta será colocada num envelope oxibiodegradável lacrado e entregue na portaria.
A meta é de que até o mês de setembro todas as unidades consumidoras residenciais, comerciais e industriais de baixa tensão já estejam recebendo o novo modelo de fatura. No Pará, isso equivale a 908 mil unidades, 85% do total do Estado. Os 15% restantes correspondem aos clientes da classe rural e atendidos em alta tensão, que continuarão recebendo a fatura pelo sistema convencional.
O superintendente regional da Celpa pede ao consumidor que mantenha o medidor de energia elétrica na parte externa de sua residência a fim de facilitar a leitura e a emissão dos talões de luz.
3 comentários em “Consumidor vai ter a conta de energia no ato da leitura”
Podemos resolver diversos problemas referentes à Celpa pelo Site da empresa, inclusive religação de energia pelo celular, basta enviar o número da unidade consumidora e a palavra religação para 28208. Mas a rede precisa investir na distribuição de energia em nossa região, pois a situação é caótica.
e si nao te ve ninguem em casa em?
Q chique…mas a gente podia ter energia primeiro para termos essa evolução na tarifa. Q tal melhorar o fornecimento do produto primeiro para melhorar a cobrança. Hum!