A Casa da Cultura de Canaã dos Carajás realiza, todas as terças-feiras, a contação de histórias infantis, mas desde o início da pandemia da Covid-19, a programação passou a ser online. Neste mês, três histórias da literatura infantil prometem encantar as crianças. As atividades realizadas ao longo do ano incentivam as crianças a desenvolverem o prazer pela leitura.
Kervely da Silva Oliveira, de dez anos, faz parte da turminha que participa quase toda semana da programação online. Antes da pandemia, quando a atividade era realizada de forma presencial, ela não perdia uma contação de história. Sua mãe, Leideane da Silva, conta que foi a partir dessa atividade que nasceu a paixão de Kervely pela leitura.
“É muito importante promover essas atividades para as crianças. Minha filha começou a ler do ano passado para cá. Ela foi incentivada nas contações de história e emprestando livros na biblioteca da Casa da Cultura. Hoje, a Kervely já tem vários livros e sempre pede para comprarmos novos, porque a leitura se tornou uma paixão para ela,” explica.
Incentivo
De acordo com a professora do Instituto de Linguística, Letras e Artes da Unifesspa, Patrícia Romano, a contação de histórias possibilita à criança desenvolver a prática da escuta e o direito de questionar e de descobrir novos mundos.
“Para as crianças, a contação de histórias é fundamental. É com ela que elas podem aprender a ouvir, que elas se sentem livres para perguntar, inclusive para pedir, mais uma vez, a mesma história. Seja contada por profissionais contadores de histórias, por professores mediadores ou mesmo por pais, avós ou familiares – a presença da história contada pela boca das pessoas para as crianças pequenas é fundamental,” afirma a professora.
Programação de Dezembro
A Casa da Cultura abriu inscrições para três novas histórias. Nesta terça-feira (15), o intérprete de Libras Sulivan Wainer contará a narrativa “Borba, o Gato”, baseada na amizade entre um cão e um gato que se unem para enfrentar perigos e garantir o sono dos moradores da cidade.
No dia 22, será a contação do “Pinheiro de Natal”, interpretada por Marluce Araújo. A história revela que não só os três Reis Magos quiseram presentear o menino Jesus, mas a natureza também ficou em festa.
E no dia 29, a intérprete de Libras Elen Rose dará vida à “A Menina da Cabeça Quadrada”, de Emília Nuñez. O livro estimula as crianças a buscarem brincadeiras tradicionais em vez de tablets, celulares e televisão.
As atividades iniciam a partir das 20h. Para participar basta enviar mensagem ou ligar para (94) 99160-8186 e (94) 99220-3451.
Por Dayse Gomes – com informações da Casa da Cultura