A Câmara Municipal de Parauapebas recebeu, na manhã deste domingo (21), a convenção do Partido Democrático Trabalhista (PDT). Na ocasião, foram recebidos filiados, simpatizantes e autoridades do partido na Capital do Minério para a eleição da sua nova diretoria, para o biênio 2021-2023, além de representantes para os conselhos Fiscal e de Ética do PDT.
Com a vitória da chapa “Brizola Vive”, o Diretório Municipal do PDT passa a ser composto pela presidente Maquivalda Barros e pelo vice-presidente Joel Coelho. Roque Dutra assume como 1º vice-presidente, Girlan Pereira como secretário e Brunna Nazareno Escobar como tesoureira. O 1º e 2º vogais são, respectivamente, Ivanaldo Braz e João José Trindade, enquanto Joel Pedro Alves se torna líder da bancada.
O vereador Joel do Sindicato (PDT) destacou o comprometimento da sigla em prol do município e os esforços dos seus colegas para reestruturá-la: “Temos visto aqui na Câmara a garra do presidente Braz e a força de organização da Maquivalda, nesse tempo em que esteve à frente da comissão provisória, para organizar o nosso partido, que tem se fortalecido a cada dia, sempre com a nossa preocupação maior, que é a população de Parauapebas”.
Atual presidente do Legislativo local, o vereador Ivanaldo Braz (PDT) lembrou a atuação partidária em Parauapebas, destacando o evento como um marco para a sigla. “Em todo o tempo que militei, hoje estamos no melhor momento do PDT. Estou muito feliz em fazer parte do crescimento do nosso município e com a parceria que temos com a sociedade. Eu não tenho dúvida que o melhor mandato da história do PDT em Parauapebas está começando hoje. Esse é apenas o início de uma grande caminhada,” afirmou.
“Essa reunião foi feita por cada um que compareceu aqui hoje por estarem conscientes de que precisamos organizar a nossa sociedade, o sistema político, desafios da Saúde, da Educação, e do desemprego, dentre outras coisas,” disse o atual vice-prefeito de Parauapebas, João do Verdurão (PDT). Em seu discurso, ele destacou o histórico do partido nas regiões sul e sudeste do estado e a colaboração no desenvolvimento de Parauapebas. “Esse é um momento muito importante para o nosso processo democrático,” enfatizou.
Seu companheiro de chapa, o prefeito Darci Lermen (MDB), enfatizou o papel da sigla como grande parceiro na gestão municipal: “O PDT está à frente de pontos estratégicos que têm contribuído com o desenvolvimento do nosso município, e tem desempenhado um excelente trabalho”. E concluiu: “Toda a equipe que está no governo não ocupando apenas o emprego, está para mudar a vida das pessoas e construir uma Parauapebas cada vez melhor”.
Prestigiada por centenas de pessoas, entre lideranças partidárias e comunitárias, vereadores, associações, sindicatos e secretários municipais, a convenção recebeu também Giovanni Queiroz, atual presidente do PDT no Pará, que enfatizou a contribuição do partido localmente para o seu fortalecimento estadual.
“Fico feliz em ver os espaços que o PDT vem ocupando com seriedade aqui em Parauapebas. Em todos esses anos, eu faço política por paixão de servir, e vejo nessa mulher extraordinária, a Maquivalda, um trabalho sério e com comprometimento. As mulheres aqui em Parauapebas merecem estar em destaque,” destacou.
Maquivalda Barros esteve encarregada da comissão provisória do partido, acreditando que a estruturação do Diretório Municipal é uma maneira de reafirmar o compromisso do PDT com o município. “A palavra de hoje é gratidão. Obrigada a toda a equipe da comissão provisória que acreditou que era possível estruturarmos nosso grandioso partido,” reconheceu.
E concluiu, destacando o papel das suas colegas de sigla: “Assumimos com o compromisso pedetista de dizer não a qualquer forma de discriminação contra as mulheres. Temos a força, a garra, a inteligência, a delicadeza, temos a capacidade de contribuir lado a lado com esses homens que estão nas esferas municipais e estaduais do PDT e unir esforços para apresentar projetos reais de desenvolvimento para o município”.