A assinatura de um termo de cooperação entre a mineradora Vale e a Prefeitura de Parauapebas na última sexta-feira, 10, vai permitir que o novo Centro Cultural do município passe a funcionar efetivamente a partir de agora.
Inaugurado em 9 de dezembro de 2017, o espaço é um dos maiores e mais bem estruturados do Pará. Conta com um belo teatro, salas de dança, de áudio e de vídeo e com um auditório com capacidade para 200 pessoas.
Ao lado do prefeito Darci Lermen, estiveram presentes na assinatura os secretários municipais de Cultura, Popó Costa; de Obras, Silvana Faria; e de Assistência Social, Jorge Guerreiro; do chefe de Gabinete, Roque Dutra; e dos representantes da Vale, João Coral e Plínio Tocchetto.
De acordo com o titular da Secult, Popó Costa, a assinatura do termo é a continuidade de um trabalho que vem sendo realizado em conjunto e a parceria deverá propor projetos e ações de incentivo à cultura, que formarão o calendário de programação do novo espaço.
“Temos uma equipe de 24 profissionais, técnicos da arte, da dança e da música, que vão atuar na operacionalização do centro. Essa equipe vai construir uma agenda de trabalho para funcionamento do centro, rotina de atendimento e projeto para atender a comunidade. A ideia é formar público e mais artistas e ainda garantir o espaço aberto para quem já produz na área da cultura. Ao todo, (o trabalho) envolve equipes de administração e artística”, explicou Popó.
Segundo o gerente de Sustentabilidade Norte da Vale, João Coral, “o objetivo é fomentar as atividades culturais no município e formalizar essa parceria para que o município possa da melhor forma possível usufruir da infraestrutura disponível junto à comunidade”.
Na próxima segunda-feira, 20, será iniciada a Semana da Dança, que irá dar o pontapé inicial na programação cultural do centro.
MOBILIDADE URBANA
Na assinatura também foi formalizado o termo de cooperação para execução de obras voltadas para a melhoria da mobilidade urbana de Parauapebas. As obras integram condicionantes ainda da construção do Ramal Ferroviário.
Pelo termo, a Vale irá executar a construção de dois viadutos no bairro Nova Carajás, assim como adequar o viaduto da PA-275 com a PA-160, além de repassar recursos para construção de uma praça no lago do Nova Carajás.
O prefeito Darci Lermen ressaltou a importância da parceria com a Vale. “Já assinamos outros termos, como na parte social e educação, e hoje reforçamos mais uma vez essa parceria com Vale. Então, o que queremos é fazer a construção de nossa cidade de forma coletiva em todas as áreas, e o centro cultural é exemplo e agora mobilidade urbana com a construção de viadutos na entrada da cidade”, declarou o gestor.
A previsão é de que até o final deste ano as obras possam ser iniciadas.