O Blog recebeu, via e-mail, um comunicado de um dos cooperados da Central – Central das Cooperativas de Transporte de Parauapebas – alegando que a classe está planejando uma paralisação no transporte coletivo no município, a ser iniciada no dia 16 de novembro próximo e que permanecerá assim, segundo a fonte, até que toda a atual diretoria executiva da Cooperativa renuncie.
Segundo o e-mail, haveria ocorrendo várias irregularidades na atual gestão, entre elas o atraso no repasse das remunerações dos cooperados, no valor de R$1,700,00 (um mil e setecentos reais), que estaria em atraso por mais de um mês. Ainda segundo o denunciante, que solicitou o anonimato temendo represálias, várias famílias de cooperados estão passando necessidade até do básico para a sobrevivência.
No e-mail, o movimento comunica, ainda, que reivindica junto ao Ministério Público local que seja feita uma auditoria em todos os contratos da Central e de seus diretores, desde o início da mesma, inclusive o que originou a aquisição de 48 ônibus junto à empresa Volare e a compra do terreno que hoje serve de garagem para os mesmos. Ainda segundo o informante, existem vários diretores com patrimônio incompatível com suas rendas.
O Blog tentou contato com a direção da Central, todavia não conseguiu.