Cerca de 70 membros de associações de produtores de Canaã dos Carajás participaram nesta sexta-feira, 6, do evento promovido pela Agência Canaã e Vale. O encontro faz parte do projeto de Apoio ao Associativismo e Cooperativismo com diagnóstico situacional e adequação a Lei nº 13.019/2014, Novo Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil, para captação de recursos.
A coordenadora do Ateliê Fio de Ouro, Claudia Oliveira, que também é uma das lideranças da comunidade da Vila Bom Jesus, destacou os benefícios da ação que favorece a geração de trabalho e renda para as comunidades da zona rural. “O encontro de cooperativismo foi muito bom para nós, tiramos muitas dúvidas e vai somar para que a gente venha a abrir nossa cooperativa”. Além da Vila Bom Jesus, estiveram presentes lideranças e produtores das comunidades da Vila Ouro Verde, Vila Feitosa, Vila Planalto, Cedere 1 e Nova Jerusalém. No encontro também estavam presentes, representantes da Organização das Cooperativas do Brasil.
Essa é mais uma etapa da ação que começou em outubro de 2019, quando as associações receberam capacitação, consultoria e assessoria contábil. No mês passado, representantes das Associações de Produtores da Vila Nova Jerusalém, Américo Santana, Vila Feitosa e Vila Planalto, receberam a documentação necessária para fechar convênios com o poder público e iniciativa privada, além de estarem aptos a captar recursos em âmbito federal para executar projetos que beneficiarão mais de 200 famílias associadas. O trabalho permitiu que os estatutos sociais dessas entidades fossem revisados e o inventário de bens, com todo o patrimônio, fosse catalogado.