Cooperativas de taxistas e mototaxistas fecharam o acesso à prefeitura de Parauapebas durante a manhã desta quarta-feira (4)

Continua depois da publicidade

Por W. Costa – Da Redação

Na manhã desta quarta-feira 4, centenas de mototaxistas e taxistas de Parauapebas fecharam o acesso ao prédio da Prefeitura Municipal em uma manifestação para reivindicar diversas mudanças na situação do transporte público na cidade.

O protesto, que começou por volta de 8 horas,  tinha como objetivo principal a garantia de uma agenda com o prefeito e secretários de governo. Na pauta dos cooperados, redução nas taxas de concessão hoje aplicadas; o reajuste nos valores cobrados pela passagem; fiscalização rígida para impedir a exploração do serviço por veículos ilegais, os chamados táxi lotação,  e a garantia de que não haverá liberação de alvarás de concessão até que se regularize totalmente os trabalhadores que já estão na ativa.

Em conversa com alguns motoristas e pilotos que participavam da mobilização, ouvimos que o aumento no valor das taxas pagas por eles já chega a mais que o dobro em relação ao ano passado. “Nós pagávamos menos de duzentos reais até o começo deste ano, mas nesses últimos meses, com os aumentos que sofremos, já estamos pagando mais de trezentos reais só de taxas”, afirma Gilberto Gomes de Souza, mototaxista.

Segundo apuramos o valor da taxa era de R$ 160,00 (cento e sessenta reais) e hoje está em R$ 350,00 (trezentos e cinquenta reais). Os manifestantes reclamam, ainda, do aumento no combustível, outro problema pra quem vive de transporte. Por isso, querem debater um reajuste nos valores de passagem aplicados no município que, segundo informaram, não tem mudanças há muito tempo, enquanto o combustível e as taxas de concessão continuam subindo. “A gente não aguenta mais essa situação: aumento no combustível, aumento no aluguel de veículos, aumento em taxas; e os preços da passagem continuam congelados”, desabafa Antônio Carlos, taxista.

_MG_0617

Já por volta de 9 horas uma comissão com representantes de todas as modalidades de transporte e cooperativas foram recebidos no gabinete do prefeito Walmir Mariano para discutir a pauta apresentada. Enquanto isso, o acesso ao prédio da prefeitura se manteve fechado para veículos.

Nota da PMP sobre reunião ocorrida entre Governo Municipal e representantes do Sinditax.

A Prefeitura de Parauapebas esclarece:

O prefeito Valmir Mariano recebeu, na manhã desta terça-feira, 04 de novembro, representantes do Sindicato dos Taxistas, Motoxistas, Motoboys e Motofretes (Sinditaxi), para uma reunião com as categorias.

IMG_2122Durante o encontro, foi discutido que se realize um estudo para definir o quantitativo de veículos ou concessões de alvarás a serem concedidas, tanto para a modalidade de taxi quanto para a de mototaxi.

Sobre isso, a Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi), por meio do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT), informou que já foi realizado o estudo, o qual identificou um quantitativo de 325 concessões de taxi, que está sendo avaliado pela Procuradoria Municipal, a fim de ser elaborado um decreto para regulamentar a quantidade de autorizações para execução dos serviços.

Outra reivindicação abordada é a agilidade no parecer do estudo para a definição e tarifa e de quantidade de concessões para mototaxi. Este estudo também já foi realizado pela Semsi, por meio do DMTT, no último mês de setembro, e também será analisado pela Procuradoria Municipal. Só a partir dessa análise, o prefeito Valmir Mariano vai determinar, em decreto, se as 745 concessões de mototaxi existentes atendem ao município ou se há necessidade de aumento ou de redução.

Quanto ao serviço clandestino de transporte, o governo municipal irá intensificar a fiscalização por meio do DMTT com o apoio da Guarda Municipal e da Polícia Militar.

Uma nova reunião foi agendada para a próxima terça-feira, dia 10 de novembro, com uma comissão formada por mototaxistas e taxistas e representantes do governo municipal para dar agilidade à resolução de outras solicitações já feitas anteriormente, como redução do valor das taxas de Alvará e Cat, e construção de pontos de taxi.

Ao final da reunião, o prefeito Valmir disse que as portas de seu Gabinete estão abertas para o Sinditaxi. “Nós somos parceiros; estamos juntos. Queremos fazer o melhor para vocês e para toda a comunidade”, declarou o gestor municipal.

Participaram também da reunião, vereadores, Procuradoria Municipal, Semsi, DMTT, Ouvidoria Municipal, Assessoria de Comunicação, Chefia de Gabinete do Prefeito e a Central das Cooperativas de Transporte de Parauapebas.

Deixe seu comentário

Posts relacionados