Coronavírus: Ministério Público suspende eventos institucionais como prevenção

Portaria assinada pelo procurador-geral de Justiça, Gilberto Valente Martins, segue orientação do Conselho Nacional do Ministério Público. O Pará não tem nenhum caso da doença confirmado

Continua depois da publicidade

A realização de eventos nas dependências do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) está suspensa temporariamente desde ontem, quinta-feira (12), no Estado todo. A decisão foi comunicada pelo procurador-geral de Justiça do Pará, Gilberto Martins, em cumprimento a normativas do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Justiça do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), que estabeleceram medidas preventivas ao contágio do coronavírus (Covid-19). 

Leia a íntegra do comunicado distribuído pelo procurador-geral:

Belém, 12 de março de 2020.

GILBERTO VALENTE MARTINS

Procurador-Geral de Justiça

Brasil já contabiliza 137 casos confirmados

Novo balanço divulgado pelo Ministério da Saúde às 16h20 desta quinta-feira (12) aponta que o Brasil tem 77 casos confirmados de novo coronavírus. Com mais registros, o estado de São Paulo tem 42 pacientes infectados pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2), agente causador da doença Covid-19.

Após o anúncio, o Hospital Albert Einstein, em São Paulo, confirmou mais 60 casos de coronavírus. Com esses novos casos, o Brasil registra 137 pessoas infectadas.

Os principais dados do balanço do Ministério da Saúde, são: 77 casos confirmados, eram 52 casos na quarta-feira (11); 1.427 casos suspeitos; e 1.156 descartados. No novo balanço, pela primeira vez aparecem casos confirmados em Pernambuco e no Paraná.

Pará não tem nenhum caso confirmado. Suspeitas foram descartadas

Oito casos suspeitos do novo coronavírus estão em análise no Pará, de acordo com boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), na quarta-feira (11). O Estado não tem caso confirmado e 13 já foram descartados, totalizando 21 casos notificados.

Segundo a Sespa, cinco dos descartados apontaram para influenza A H1N1; sete foram negativos para o painel viral e um de coronavírus HKU1, que é um vírus antigo, já em circulação no mundo e que não é o causador da Covid-19.

A Sespa informou, ainda, que os municípios com casos descartados são 7 em Belém, 1 em Marabá, 3 em Ananindeua, 1 em Capanema e 1 em Tailândia. A secretaria não informou os municípios dos casos sob investigação.

Ainda segundo a Sespa, os casos considerados suspeitos são aqueles que o paciente tem febre, tosse, coriza, algum problema respiratório e história de viagem para país com transmissão local ou sustentada de Covid-19, conforme listagem de países divulgada pelo Ministério da Saúde.

(Com informações do MPPA, MS e Sespa)