Brasília – Os restos mortais do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips, assassinados a tiros em uma perseguição e emboscada na floresta amazônica, na região do Vale do Javari, extremo noroeste do Amazonas, no último dia 5, foram entregues às famílias por autoridades federais em Recife (PE) e Niterói (RJ), respectivamente, onde serão velados e cremados no domingo (26), segundo a vontade dos familiares.
A despedida de Phillips será no Parque da Colina em Niterói. A família da mulher de Dom, Alessandra Sampaio, vive há muito tempo na cidade, onde ela também morava antes de se casar e ir para a Bahia.
A capela, onde o corpo será velado será fechada para a família. Mas o cemitério ficará aberto, também a pedido da família. Fotos serão providenciadas para distribuir para a imprensa com a intenção de demonstrar apreço pelo trabalho feito pelos jornalistas.
Movimentos socioambientais estão preparando uma homenagem para Dom Phillips e Bruno Pereira, domingo, dia 26, às 16h, nos Arcos da Lapa, no Rio de Janeiro. Pedem para que as pessoas usem verde.
O Blog do Zé Dudu publicará a atualização da notícia no decorrer da confirmação de suas fontes.
Reportagem: Val-André Mutran – Correspondente do Blog do Zé Dudu em Brasília.