O município alcançou nesta terça-feira (31) um total de 38 dias sem morte causada pela infecção do novo coronavírus. Já os novos casos caíram consideravelmente. As autoridades de saúde apontam o avanço da vacinação como principal fator dessa redução. E mais um grupo começou a ser imunizado: adolescentes com idade acima de 12 anos.
Para iniciar a campanha desse público, a Secretaria de Saúde de Jacundá (SMS) realizou treinamento da equipe para vacinação segura com o imunizante da Pfizer em adolescentes, de acordo com a coordenadora da Vigilância em Saúde, Lícia Souza.
A vacina contra a Covid-19 está disponível a toda a população com 12 anos ou mais. O novo público poderá procurar a unidade de saúde mais próximo de onde mora, no horário de 8h às 12h. Ou, então, o ponto fixo de vacinação, localizado na Rua Minas Gerais nº 05, das 8h às 14 h, de segunda a sexta feira.
Mesmo com todo o esforço da equipe de vacinação, a resistência dos jovens é alta. “Em virtude da baixa procura dos jovens pelo imunizante, a partir de terça-feira intensificaremos ações extramuro, com vista a aumentar nossa cobertura”, afirma a coordenadora.
“Montamos uma equipe itinerante de vacinação e levaremos o imunizante para a zona rural, locais públicos onde tem grande circulação de pessoas, escolas, feiras, academias, igrejas, dentre outros. E continuaremos com a busca ativa dos faltosos pelas equipes de saúde da família”.
A Secretaria de Saúde de Jacundá recebeu do Ministério da Saúde um total de 32.280 doses e aplicou 22.435, com uma taxa de cobertura em 69%. E, desde o início da pandemia, o município registrou 2.304 casos positivos e 73 óbitos. Jacundá está há 38 dias sem mortes por Covid-19.
(Antonio Barroso)