Em Marabá, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou nesta quinta-feira (17) a aplicação da 4ª dose de vacina contra covid-19 para profissionais de saúde, idosos e indivíduos imunocomprometidos, de 12 anos ou mais. A aplicação da 4ª dose deve ocorrer quatro meses após a aplicação da 3º dose, conforme Nota Técnica Nº 02/2022/Sespa.
“Hoje nosso município iniciou a vacinação da 4ª dose que veio disponibilizada pelo Ministério da Saúde. É uma dose para aquelas pessoas que já tomaram o esquema primário (1ª e 2ª), completaram quatro meses e tomaram a terceira dose, e agora, após mais quatro meses, devem tomar a quarta dose. Essa dose está disponível nas Unidades Básicas de Saúde para os públicos-alvo”, explica Fernando Gomes, coordenador de imunização da SMS, explicando a necessidade de mais uma dose do imunizante.
“A cada momento aparecem novas cepas. A quarta dose já vem atualizada para essas cepas. Então, para se prevenir é bom estar imunizado com a vacina atualizada. Esse público deve estar imunizado para a chegada de nessas novas cepas que têm ocorrido em várias regiões do Brasil e do mundo”, reforça.
Nas Unidades Básicas de Saúde, a vacinação ocorre de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h. “É só chegar, preencher a declaração que está disponível na UBS, trazer a carteirinha de vacinação e o cartão SUS. Temos todas as doses disponíveis”, comenta Ocilda Ribeiro Barros, gerente da UBS Pedro Cavalcante.
Ela comenta também que, nos últimos dias, houve aumento na procura das vacinas e reforça o apelo para que as pessoas completem o esquema vacinal. “A procura tem aumentado para a terceira dose, a pediatra também tem tido um crescimento de uma procura que vinha muito baixa. Que as pessoas procurem às UBS para fazer a imunização para acabar com essa pandemia”, convida.
Outras vacinas
Neste momento, a maioria das vacinas para outras doenças continuam disponíveis nos postos de saúde, com exceção da tríplice viral, que atua contra sarampo, caxumba e rubéola. O município aguarda novas remessas da vacina que são responsabilidade do Ministério da Saúde, que passa para a Secretaria de Saúde do Estado que disponibiliza para os municípios.
“Estamos aguardando o Ministério da Saúde que passa para a Sespa, que envia para o município. Eles informaram que a qualquer momento pode chegar, mas neste momento estamos em falta, justificaram que é devido à grande demanda de algumas vacinas que têm dificultado a produção de outras”, revela Fernando.
Febre amarela
Todas as outras vacinas encontram-se disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde, incluindo a vacina da febre amarela. “Reforçamos que se procure a vacina da febre amarela. Muita gente acha que não precisa tomar. O município possui um grande estoque e é importante que se imunize também”.
A campanha de vacina contra gripe também deve iniciar no mês que vem, já com a vacina atualizada para a 2022.
(Fonte: Secom Marabá)