A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) iniciou nessa sexta-feira (5) a testagem itinerante para covid-19 nos diferentes bairros da cidade. Neste primeiro dia a ação ocorreu na Marabá Pioneira, em uma tenda localizada em frente à Caixa Econômica Federal, na Avenida Sete de Junho. A estimativa é de que sejam realizados 500 testes por dia.
Amanhã, sábado (6), a ação ocorre no Mix Matheus na Cidade Nova. Domingo (7) será a vez do Bairro São Félix e, na segunda-feira (8), a ação ocorrerá em Morada Nova, em locais ainda definir.
Até a próxima sexta-feira (12) a ação passará ainda pelo Km 7, Nova Marabá, Laranjeiras e Jardim União, respectivamente. Sempre no período da tarde, das 14h às 18h. O atendimento é feito por ordem de chegada.
Qualquer pessoa interessada pode comparecer para realizar o teste rápido, que é feito de forma gratuita. Não é necessário estar sentindo sintomas da doença. “Estamos com equipe completa, com enfermeiro, técnico e farmacêutico. A população chega, passa pela triagem e faz o teste, que demora em torno de 20 minutos”, explica Monica Boechat, coordenadora do Departamento de Atenção Básica da SMS.
O professor, Wilson Paixão, 69 anos, realizou o teste e aproveitou para convidar a família toda para participar. “Bem na frente da minha casa, não podia perder a oportunidade. Chamei a família toda para vir fazer o teste. Espero que venham mesmo”, comentou.
O agrimensor, Clayton Pantoja, 43 anos, também realizou o seu. “É uma ação muito importante da prefeitura para a população. Fui bem atendido, teste rápido e bem organizado”, completou.
Caso o teste dê positivo o paciente já realiza uma consulta médica no próprio local e, se necessário, já sai com a medicação e o atestado médico. “Dependendo das patologias, prévias ou não do paciente, temos uma conduta terapêutica, já que algumas pessoas têm restrições com a medicação e outras não. Os que precisarem iniciar o tratamento com medicamentos já saem com diagnóstico, medicamento, atestado médico e orientação”, explica o médico Franciwagner, clínico geral.
A enfermeira e diretora administrativa Hospital Materno Infantil (HMI), Alcileia Gomes, se juntou à equipe para auxiliar na execução dos testes. “É um esforço que estamos fazendo nesse momento de pandemia. Com a união de todos os setores nessa ação em prol da população. Tem muita gente assintomática e o objetivo é dar a maior segurança possível à população”, completa.
Atualmente a cidade conta com 14 pontos para atendimento de pacientes com sintomas de covid-19. Sendo 12 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e o Centro de Especialização Integradas (CEI) para pacientes com sintomas leves e o Hospital Municipal de Marabá (HMM), para estados mais avançados.
A entrega de medicamentos para sintomas iniciais está ocorrendo em três locais. No CEI, no trailer em frente ao HMM e na Central de Testagem de Servidores. Além do serviço itinerante as testagens rápidas também estão sendo realizadas na Folha 31, próxima a Fundação Casa da Cultura, Nova Marabá.
Locais que irão receber testagem rápida itinerante. Sempre das 14h às 18h.
Domingo: 07/06 – São Félix: 14h as 18h
Segunda-feira: 08/06 – Morada Nova: 14h as 18h
Terça-feira: 09/06 – Km 07 – Nova Marabá: 14h as 18h
Quarta-feira: 10/06 – Nova Marabá (local a definir): 14h as 18h
Quinta-feira: 11/06 – Bairro das Laranjeiras: 14h as 18h
Sexta-feira: 12/06 – Bairro Jardim União: 14h as 18h.
Eleuterio Gomes – de Marabá, com informações da Ascom PMM