O paciente de 48 anos de idade, de Goianésia do Pará, que esteve infectado pelo Coronavírus, recebeu alta médica após avaliação de uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde. O caso teve repercussão regional no início deste mês, quando se descobriu que ele havia descumprido o isolamento domiciliar recomendado.
Em nota divulgada na sexta-feira (10), a Prefeitura de Goianésia do Pará, por meio dos órgãos de Saúde, informou que o primeiro caso confirmado para o novo Coronavírus (Covid-19) na cidade recebeu alta da quarentena na data de ontem (10). O sistema de saúde local não oferece teste para a Covid-19 e uma mostra foi enviada ao laboratório da Lacen, em Belém.
Diz a nota que, considerando que se completaram 14 dias decorridos desde o início dos sintomas do paciente, em 27 de março passado, e que não se fazem aparentes por determinado tempo, “após consenso entre a equipe municipal que tem feito o monitoramento do caso e com orientação da equipe da Regional de Saúde a qual pertence” Goianésia, o paciente foi avaliado e recebeu laudo com alta para retornar às suas atividades normais.
O comunicado informa ainda que os familiares foram avaliados e até o momento não apresentaram qualquer sintoma do Coronavírus. E termina reforçando que tem acompanhado o fluxo de pessoas que entram no município.
Em vídeo, o paciente que é caminhoneiro, agradeceu a Deus, aos familiares e amigos que lhe deram apoio durante o período em que esteve de quarentena. “Aos meus amigos em geral e aos caminhoneiros que me apoiaram está aqui o atestado, a liberação que o médico me deu, que estou bem de saúde e pronto pra voltar à rotina”, diz ele no vídeo.
O homem apela ainda na gravação, para que, quando alguém o vir na rua, não o critique; e enaltece o trabalho dos colegas caminhoneiros.
(Antonio Barroso)