Um levantamento divulgado nesta sexta-feira (23) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sugere que um em cada seis paraenses já podem ter sido infectados por coronavírus e adoecido de Covid-19 entre maio e setembro, período de abrangência da pesquisa. Isso porque, de acordo com o instituto, 1,466 milhão de paraenses apresentaram sintomas conjugados associados à Covid, independentemente de terem buscado atendimento médico. O IBGE considera como sintomas conjugados aqueles que são clássicos da doença, como perda de cheiro ou sabor; febre e dificuldade para respirar; tosse e dor no peito.
As informações foram levantadas com exclusividade pelo Blog do Zé Dudu, que analisou os microdados divulgados pelo órgão de estatística nacional e concluiu que, se for levada em conta a manifestação de apenas um dos sintomas da Covid na população, o número de paraenses acometidos pela doença vai a 4,026 milhões, 46% do total de habitantes. Nesse recorte, só o Amapá teria proporção maior de moradores alcançados pela Covid, já que, segundo o IBGE, entre maio e setembro, 521 mil amapaenses tiveram algum dos sintomas indicativos da infecção por coronavírus, o que corresponde a 60% da população.
No caso do Pará, e considerando-se os sintomas associados, o potencial de alcance da doença está em queda. Em maio, auge da pandemia por aqui e a partir de quando o IBGE começou a fazer a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) específica para a Covid, 875 mil paraenses teriam adoecido, número que despencou para 274 mil em junho. No mês de julho, o total de doentes era 140 mil, contingente que decresceu para 121 mil em agosto e, em setembro, caiu para 56 mil.
Segundo o IBGE, dos quase 1,5 milhão de paraenses que reportaram sintomas conjugados associados à Covid-19, apenas 508 mil procuraram atendimento médico. Entre julho e setembro, 2,231 milhões de paraenses fizeram testes para infecção por coronavírus no estado e 752 mil teriam testado positivo, três vezes mais que o dado oficial do Governo do Estado, que contabilizou até ontem (23) pouco mais de 245 mil testes positivos — e isso desde março, quando os primeiros testes começaram a ser feitos. O número de cidadãos paraenses com comorbidades e que testaram positivo para Covid-19 chegou a 205 mil.