As regiões de Carajás e Araguaia passam, a partir desta sexta-feira (18), para bandeiramento amarelo, considerada de risco intermediária para à Covid-19. A mudança de bandeiramento foi anunciada na noite de ontem (17), pelo governador Helder Barbalho, através de suas redes sociais, logo após reunião com o Comitê Técnico e Científico.
As regiões estavam classificadas no bandeiramento laranja, de risco médio. “Estamos encerrando a reunião do Comitê Científico da Secretaria de Saúde do Estado (Sespa), junto com a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), para analisar o cenário epidemiológico no enfrentamento da pandemia de Covid-19 no nosso estado. A partir daí, nós estamos comunicando a mudança de bandeiramento das regiões de Carajás e Araguaia. Ambas estavam em coloração laranja, de risco médio, e passam para a coloração amarela, de risco intermediário. As demais continuarão na mesma coloração, para que consigamos, gradativamente, evoluir”, informou o governador.
As regiões que prosseguem em bandeiramento amarelo são a Metropolitana I e II, Marajó Oriental, Baixo Tocantins, Marajó Ocidental, Nordeste, Baixo Amazonas, Xingu e Tapajós. O governador também informou que o Pará avançou na imunização de idosos contra a Covid-19.
Esse avanço resultou na queda de 45% no número de óbitos na faixa etária acima de 70 anos, de acordo com o estudo realizado pela Ufra. No primeiro ano da pandemia, este segmento ocupou a maior parte dos leitos da rede estadual de saúde.
Durante a apresentação dos dados pelo Comitê Técnico Científico, a ocupação de leitos clínicos no Pará era de 45,9%, enquanto o índice nos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) estava em 67,78%. Dados que ajudaram na mudança de bandeiramento nas regiões de Carajás e Araguaia.
“Isto nos dá um conforto importante na oferta de leitos para a tomada das decisões. Importante é a informação de que estamos, cada vez mais, melhorando os números do nosso estado, o que, significativamente, está vinculado à vacinação. Estamos avançando bastante. Já estamos chegando à idade de 45 anos para mais neste final de semana”, destacou Helder Barbalho.
Apesar do cenário apontar para avanços positivos no combate a doença, o governador reforçou a importância da população estar atento ao calendário de vacinação dos municípios, assim como seguir se prevenindo contra a enfermidade, usando máscaras, evitando aglomerações e fazer sempre a higienização das mãos. “Portanto, acompanhe o calendário da sua cidade. Tem cidades que já baixaram ainda mais a idade. Não perca esse calendário. Você que vai pra primeira dose, compareça. Você que já fez à primeira, fique a tento ao calendário da segunda dose, que assim nós vamos vencer esta pandemia. Usem máscara, se proteja e proteja sua família”, reiterou o governador.
Tina DeBord