Aglomerações e circulação de pessoas sem máscara no comércio de Canaã dos Carajás têm gerado riscos de aumento de casos da Covid-19 no município. O alerta foi feito pela Vigilância Sanitária durante reunião com representantes da Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Canaã dos Carajás (ACIACCA) e empresários associados, nesta quinta-feira (20), na sede do órgão.
O presidente da associação, Wender Damaceno, explicou que a entidade vai trabalhar com ações para que os comerciantes mantenham as medidas de prevenção ao contágio da doença. “Sentamos com nossos associados e vamos conscientizá-los sobre a necessidade de cumprir o decreto municipal. Temos que fazer valer para evitar que a Covid-19 venha se propagar mais ainda,” ressaltou Wender.
Os empresários também foram alertados para o aumento de novos casos da doença em Canaã. “A Covid-19 ainda não acabou e não temos data para que essa doença acabe. A realidade do município é que casos têm aumentado e existe a dificuldade para comprar os medicamentos para o tratamento de pacientes com a Covid-19 porque está em falta no mercado. Vamos intensificar mais a fiscalização e divulgar mais sobre a Covid-19. Devemos nos prevenir o máximo possível,” concluiu o presidente da Aciacca.
O coordenador da Vigilância Sanitária, Ormeu Brito Cerqueira Neto, relembrou as determinações do decreto municipal como medidas de enfrentamento ao novo coronavírus e ressaltou que o uso de máscara, o distanciamento social e a oferta de álcool em gel 70 e água e sabão são obrigatórios nos estabelecimentos comerciais.
“Caso continue o descumprimento da população ou do comércio, e os números e casos da doença venham a ter um aumento relevante, é possível um novo fechamento do comércio,” explicou Ormeu Brito.