No período de 28 de agosto a 1º de setembro, a Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR), em parceria com a Prefeitura de São Félix do Xingu, realizou o Curso de Marinheiro Fluvial Auxiliar de Convés/Máquinas, nível 1, habilitando 79 novos aquaviários, sendo onze indígenas da tribo Kayapo. As aulas foram realizadas no auditório da Praça Céus, da Secretaria da Cultura, Trabalho e Promoção Social da Prefeitura da cidade.
O curso tem como propósito preparar profissionais para ingresso na Marinha Mercante como Aquaviários do 2º Grupo Fluviários, Seção de Convés/Máquinas, com inscrição na categoria Marinheiro Fluvial Auxiliar de Convés (MAF) e categoria Marinheiro Fluvial Auxiliar de Máquinas (MMA), no nível de equivalência 1, para o exercício das capacidades previstas nas Normas da Autoridade Marítima para Aquaviários.
A cerimônia de encerramento do curso aconteceu na Igreja Assembleia de Deus e foi presidida pelo Capitão de Corveta Carlos José Vicente Cavalcante, representando o Capitão dos Portos da Amazônia Oriental.
Na ocasião, estiveram presentes a Prefeita do município de São Félix do Xingu, Sra. Minervina Barros, o Vereador Fernando Silva de Lima, a Secretária Municipal de Educação, Sra. Viviane Cunha, e o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Fabrício Batista.