Na próxima semana será instalada, na Câmara dos Deputados, uma Comissão Parlamentar de Inquérito destinada a investigar as causas, consequências e responsáveis pelos desaparecimentos de crianças e adolescentes no Brasil. A deputada federal Bel Mesquita (PMDB/PA) foi indicada pelo líder do seu partido, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB/RN), para concorrer ao cargo de presidente da CPI. A eleição acontecerá na próxima semana, provavelmente terça ou quarta-feira, e só os membros que integrarão a Comissão terão direito a voto.
Bel Mesquita é autora do Projeto de Lei 1842/07, que cria o Cadastro Nacional de Crianças e Adolescentes Desaparecidos, aprovado pela CCJ da Câmara Federal em março e que ainda aguarda análise do Senado.
Segundo dados da Associação Brasileira de Busca e Defesa das Crianças Desaparecidas (ABCD), desaparecem cerca de 40 mil crianças e adolescentes por ano no Brasil. Desse total, de 10% a 15% jamais retornam para seus lares. Segundo a instituição, contudo, os números não são confiáveis, porque muitas famílias não registram o desaparecimento. Entre as causas para os desaparecimentos estão os conflitos familiares, o desacordo entre mães e pais separados, a negligência dos responsáveis, o sequestro e o tráfico para exploração sexual.