CPR 14 recebe 81 novos policiais militares que vão reforçar a segurança na região

Os novos PMs serão distribuídos em Parauapebas, Canaã dos Carajás, Eldorado do Carajás e Curionópolis

Continua depois da publicidade

Aconteceu na terça-feira (27), no quartel do 23°BPM (Batalhão de Polícia Militar), em Parauapebas, a solenidade de formatura dos novos 81 soldados da Polícia Militar. O evento contou com a participação de diversas autoridades, entre elas o prefeito Darci José Lermen, o vice prefeito João José Trindade, o comandante do CPR 14 (Comando de Policiamento Regional 14), coronel Gledson Santos, a prefeita Iara Braga, de Eldorado do Carajás, o tenente-coronel Aquino e o major Teixeira, respectivamente comandante e subcomandante do 23º BPM, além de um representante do Sistema Penal.

Os novos policiais militares serão destacados para Parauapebas, Canaã dos Carajás, Eldorado do Carajás e Curionópolis. Segundo o tenente-coronel Aquino, como Parauapebas é o polo, a maior parte dos solados vai ficar na cidade. “Eles serão divididos de maneira proporcional, considerando, principalmente, a mancha criminal da região”, explicou ele.

O comandante anunciou também, para o início de 2023, a renovação da frota de veículos do 23º BPM e cursos de qualificação para os novos PMs, como o de Motopatrulhamento, “um módulo de policiamento muito eficaz, devido à rapidez”.

Quanto ao reforço de policiamento no próximo domingo (2), dia das Eleições 2022, Aquino disse que 170 policiais já foram destacados para esse trabalho, divididos em dois turnos, com reforço nos locais de apuração, tão logo se encerre a votação.

Também ouvido pela Reportagem, o coronel Gledson Santos, comandante do CPR 14, que tem sob sua jurisdição Parauapebas, Eldorado, Canaã e Curionópolis, disse que o preparo técnico dos novos soldados foi exemplar e a grade curricular foi bem selecionada: “Esses novos policiais saíram [do curso] com uma capacidade técnica policial que a sociedade vai sentir a diferença no dia a dia”.

Marabá

Em Marabá, o 4º Batalhão de Polícia Militar recebeu 131, dos 2.772 novos soldados da PM do Pará, entre homens e mulheres, que passaram por preparação no Cfap (Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças), com carga de 1.630 horas divididas e, 35 disciplinas.

(Caetano Silva)