CRF/PA leva qualificação a farmacêuticos de Parauapebas e Canaã dos Carajás

Continua depois da publicidade

Farmacêuticos de Parauapebas e Canaã dos Carajás participaram no último dia 17.03 do II Curso de Atualização Farmacêutica, promovido pelo Conselho Regional de Farmácia do Pará – CRF/PA. O auditório do Centro Universitário de Parauapebas contou com um público de cerca de quarenta profissionais interessados em ampliar os conhecimentos no âmbito farmacêutico.

O Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC) e o controle de medicamentos antimicrobianos previsto pela Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) nº 44/10, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), foram os principais pontos abordados no evento. De acordo com o coordenador adjunto do SGNPC, o prazo para adesão das farmácias e drogarias ao sistema – inicialmente de 180 dias – poderá ser estendido por mais 90 dias, contados a partir de 25/04/11.

Antes do momento de capacitação profissional, o CRF/PA realizou fiscalizações em estabelecimentos farmacêuticos com o objetivo de garantir a prestação de serviços qualitativos à população da região.

Fonte: ASCOM CRF/PA

1 comentário em “CRF/PA leva qualificação a farmacêuticos de Parauapebas e Canaã dos Carajás

  1. Wdson Magalhães Responder

    Olá Zé Dudu…

    Estive lá no evento do dia todo… foi muito bom! Temas como o controle dos antibióticos pelos SNGPC foram bem esclarecidos para todos os farmacêuticos presentes pela parte da manhã.
    A tarde, foi apresentado o projeto do Sistema de Monitoramento de Serviços farmacêuticos (SMSF), que cadastrará o paciente quanto aos seus dados de saúde: Pressão arterial, glicemia, altura, peso, etc… a fim de mensurar esses valores ao farmacêutico que irá orientar o paciente e já adiantar dados de saúde do paciente ao prescritor. Logo após houve uma reunião com os farmacêuticos presentes com a associação dos Farmacêuticos de Parauapebas e região, para traçar metas ao município.
    Hoje, em Parauapebas, Com o Termo de Ajustamento de Conduta firmado em maio do ano passado, é obrigatória a presença do farmacêutico no estabelecimento, por no mínimo, 4h, e farmácias que comercializam medicamentos sujeito a controle especial (os chamados psicotrópicos), 8h. A farmácia que não possuir o profissional devidamente registrado, poderá ser interditada pela VISA e o CRF/PA.

    O Farmacêutico é o profissional devidamente formado e treinado a orientar corretamente quanto ao uso, reações, interações e contra-indicações que um medicamento pode causar. por isso se tiver dúvidas sobre medicamentos… ORIENTE-SE COM SEU FARMACÊUTICO!!

    Wdson Magalhães Silva
    Farmacêutico-Bioquímico

Deixe seu comentário

Posts relacionados