Em balanço divulgado nesta segunda-feira (3), a Secretaria de Inteligência e Análise Criminal do Estado (Siac), vinculada à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), aponta que os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) reduziram 33,5% no mês de julho de 2020, em comparação ao mesmo período do ano passado. Segundo os dados, com o registro de 170 crimes dessa natureza, os órgãos do Sistema de Segurança Pública registraram o menor número dos últimos dez anos no mês de julho no estado.
O CVLI engloba os homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte, números que, nos sete primeiros meses de 2020, sofreram uma redução de 25%, em todo o Pará, se confrontados com o mesmo período de 2019. Ao todo, são 461 vidas preservadas em relação a 2019 e 1.078 vidas na comparação com 2018.
Segundo o estado, isso mostra o planejamento e as ações de segurança pública estão sendo desenvolvida, entre elas as implementadas pela Polícia Militar, que têm sido efetivas no combate à criminalidade no Pará. De acordo com o governo, a Polícia Militar tem participação expressiva nos números apresentados pela Siac, trabalho que se manteve durante a pandemia do novo coronavírus.
Por meio de operações deflagradas em todo o Pará, a PM alcançou apreensão recorde de drogas – foram mais de quatro toneladas – e de armas de fogo, cerca de 500 em todo o estado, exemplos de ações que inibem, diretamente, a ocorrência de crimes violentos. Um dos destaques é operação “Polícia Mais Forte”, que aumentou o número de policiais militares e viaturas nas ruas nos horários mais críticos em diversos municípios do estado.
Ainda de acordo o estado, outro fator que tem contribuído para a queda na criminalidade é a integração com outros órgãos do Sistema de Segurança Pública; e a inauguração ou restauração de unidades da PM no interior do Pará e a forte atuação do motopatrulhamento, que aprimorou o policiamento ostensivo, possibilitando maior efetividade no combate à criminalidade.
Para a reta final de 2020, o comando da PM garante a chegada de novas viaturas, que devem substituir as atuais com modelos mais modernos e adequados à operacionalidade. Também será implementada a “Operação Festas Seguras”, no final do ano, com a intensificação de policiamento nas ruas de todos os municípios do estado.
(Tina Santos- com informações da Agência Pará)