Depois de assaltarem um supermercado na Avenida 14 de Julho, centro comercial de Itupiranga, quatro assaltantes fugiram para Marabá, mas no caminho havia uma guarnição da Polícia Militar que trocou tiros com os criminosos e conseguiu prender dois suspeitos, Edson da Silva e Silva e Everaldo de Sousa Vieira. Os dois carros usados pelo bando foram também apreendidos, mas os outros dois integrantes da quadrilha conseguiram fugir. Tudo isso aconteceu na noite de domingo (25).
Os quatro elementos haviam levado certa quantia em dinheiro, um revólver calibre 38, uma escopeta calibre 12, joias e mercadorias, como roupas, calçados e bolsas. Mas não esperavam que houvesse acompanhamento tático de viaturas tanto de Itupiranga, quanto de Marabá, que fecharam o cerco contra eles no Km 9 da Rodovia Transamazônica.
Foi uma verdadeira chuva de balas. Um dos policiais declarou em Boletim de Ocorrência que deu 16 tiros, enquanto outro disse ter atirados oito vezes. Isso sem contar com os outros PMs que participaram do tiroteio e também os criminosos, que já desceram do carro atirando antes de se embrenharem nas matas.