Relatório do primeiro quadrimestre de 2014 encaminhado pela direção do Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA – e o Serviço de Assistência Especializada – SAE – ligados a Secretaria de Saúde, em Parauapebas ratifica o bom trabalho realizado pelo departamento. Isso porque no caso da AIDS quanto maior o número de casos descobertos, maior a chance de conseguir uma boa qualidade de vida ao paciente.
Segundo os dados do relatório, no primeiro quadrimestre de 2014, 52 novos casos foram registrados em Parauapebas, sendo 27 em pacientes do sexo masculino e 24 em pacientes do sexo feminino. Desses novos casos, 5 foram em pacientes gestantes e 2 em crianças.
Ainda segundo o CTA, no primeiro quadrimestre de 2014 foram realizados 1.928 exames, sendo HIV (684), Hepatite B (318), Hepatite C (395) e Sífilis (531).
Para o diretor do CTA em Parauapebas, Allan W. Miranda, o trabalho realizado pela Vigilância em Saúde ao longo do ano, com palestras em instituições públicas e privadas vem alcançando seu objetivo, que é sensibilizar a comunidade em geral e os profissionais das mais diversas áreas no que pese à prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis – DST’s. Miranda informa que em 2014 já foram realizadas 22 palestras ou atividades educativas de caráter preventivo em instituições privadas, (empresas vinculadas direta ou indiretamente a área de mineração) e 01 palestra realizada no âmbito do serviço público, (CRAS – Centro de Referência de Assistência Social).
Em 2014 foram distribuídas 40.328 preservativos durante as ações governamentais, não governamentais e a campanha do carnaval. Ações como essas, disse Miranda, fizeram com que em 2014 não houvesse nenhuma morte entre os 52 novos casos. para se ter uma ideia, em 2013 houve 12 falecimentos entre os 128 casos registrados no ano.