Por Fábio Relvas
Com um primeiro tempo digno de campeão, o Cuiabá conseguiu reverter à vantagem e goleou o Clube do Remo, por 5 a 1, na noite desta quinta-feira (7), no estádio Arena Pantanal, em Cuiabá. A goleada garantiu o título ao Dourado, que agora vai disputar a Copa Sul-Americana em 2016. Os gols do Cuiabá foram marcados por Raphael Luz três vezes, Geovani e Nino Guerreiro, enquanto Val Barreto assinalou para o Leão Azul. O Remo fica no aguardo do início da Série D que começa somente em julho.
A final: Cuiabá campeão
A torcida azulina partiu em caravanas para o estado do Mato grosso acreditando no título inédito da Copa Verde para o Clube do Remo. Só que os azulinos não contavam com a noite inspirada do Cuiabá, que só no primeiro tempo abriu uma vantagem de 3 a 0, dificultando as coisas para o Leão Azul. Até que Remo começou bem o jogo e teve a primeira chance real logo aos dois minutos, quando Rafael Paty recebeu cruzamento de Alex Ruan, mas finalizou para fora.
O Cuiabá acordou para o jogo e também quase marcou antes dos dez minutos. Felipe Blau cruzou, o goleiro Fabiano saiu mal do gol, mas Raphael Luz cabeceou para fora. Em um lance duvidoso, o zagueiro Max se enroscou dentro da área com o atacante Nino Guerreiro e o árbitro marcou pênalti. Raphael Luz cobrou forte no canto esquerdo e abriu o placar aos 24 minutos, 1 a 0, festa da torcida do Dourado.
O Cuiabá seguiu na pressão. Em um bombardeio dentro da área remista, Nino Guerreiro tentou marcar de cabeça, a zaga conseguiu aliviar parcialmente e na sobra, Geovani tocou para marcar, mas o zagueiro Max tirou em cima da linha. Felipe Blau cruzou, Rapahel Luz meteu a cabeça na bola e o goleiro Fabiano fez o abraço. O Remo bem que fez o gol, mas o árbitro anulou o tento assinalado por Rafael Paty.
O Dourado não tem nada a ver com isso e foi para cima em busca dos gols. O segundo saiu aos 34 minutos, quando Gean cruzou da direita, Nino Guerreiro tentou de bicicleta, a bola passou para a esquerda e caiu nos pés de Raphael Luz, que dominou e acertou um belo chute na gaveta do goleiro Fabiano, 2 a 0, explodindo a Arena Pantanal. O Remo não conseguia acertar os passes e seguia retraído no jogo. Melhor para o Cuiabá que chegou ao terceiro. Geovani cobrou falta da direita, a bola desviou no volante Dadá e enganou o goleiro Fabiano, 3 a 0, era o início do desastre azulino. Eduardo Ramos tentou de fora da área, mas a bola foi fraquinha para a defesa do Willian Alves.
O balde de água fria para os azulinos aconteceu logo aos quatro minutos da segunda etapa. O árbitro Paulo Henrique Vollkopf do Mato Grosso do Sul, voltou a marcar pênalti contra o Remo, depois que Felipe Blau cruzou na área, o goleiro Fabiano deu rebote e na sobra, o zagueiro Max dividiu a bola com o atacante Raphael Luz. Na interpretação do sul-mato-grossense, o zagueiro remista tocou na perna do atacante do Dourado. O próprio Rapahel Luz cobrou forte no meio do gol e ampliou para 4 a 0.
O Remo visivelmente abatido pelo placar tentou reagir com o lateral Levy, que em uma arrancada pela direita arriscou um chute de fora da área, mas a bola foi por cima da meta de Willian Alves. O Leão tentou chegar pela esquerda com Alex Ruan, mas o cruzamento foi direto nas mãos do goleiro adversário. O Cuiabá era muito perigoso quando chegava à meta azulina. Em um chute de Kaique, o goleiro Fabiano espalmou para escanteio.
Apesar dos 4 a 0, o Leão precisava marcar um gol para levar a decisão do titulo para os pênaltis. Empurrado pelos torcedores que foram de Belém até Cuiabá em grande número, o Remo chegou ao tão sonhado gol. Levy recebeu na direita e cruzou na área, Val Barreto cabeceou firme no meio da defesa e marcou para os azulinos, aos 28 minutos, 4 a 1, fazendo a alegria do Fenômeno Azul nas arquibancadas da Arena Pantanal.
O time do Dourado não sentiu o gol e com um homem a mais, devido à expulsão do zagueiro Max do Remo, foi atrás do quinto tento, o que lhe daria o título. Cleidson Pink em jogada pela esquerda cruzou na área, Gean pegou de primeira, mas finalizou por cima da meta. Após o lance, o Cuiabá chegou outra vez com Felipe Blau que chutou forte, Fabiano defendeu em dois tempos.
O gol do título aconteceu aos 35 minutos. Felipe Blau recebeu na esquerda e cruzou na medida para Nino Guerreiro, que sozinho e sem marcação, escorou de cabeça para o fundo da meta azulina, 5 a 1. Com o gol do adversário, o Leão Azul foi para o tudo ou nada, atrás de um gol que daria o título a equipe paraense. Levy cobrou falta perigosa, mas o goleiro Willian Alves fez boa defesa.
No desespero, Alex Ruan tentou marcar de fora da área, mas a bola passou muito longe da meta adversária. A última esperança do Remo aconteceu aos 48 minutos, quando Val Barreto recebeu e cruzou para Rafael Paty, o atacante conseguiu finalizar e a bola passou tirando a tinta da trave adversária. Foi o último suspiro do Leão. Final de jogo: Cuiabá 5 x 1 Remo. Cuiabá campeão da Copa Verde 2015.
FICHA TÉCNICA
-
Cuiabá: Willian Alves; Gean, Diego Macedo, Egon e Maninho; Bogé, Felipe Blau, Raphael Luz e Geovani (Cleidson Pink); Kaique (Murilo Ceará) e Nino Guerreiro (Bruno Leandro). Técnico: Fernando Marchiori
-
Remo: Fabiano; Levy, Max, Igor João e Alex Ruan; Warian Santos (Val Barreto), Dadá, Ratinho (Silvio) e Eduardo Ramos; Bismark (Felipe Macena) e Rafael Paty. Técnico: Cacaio
Árbitro: Paulo Henrique Vollkopf (MS)
Assistentes: Bruno Raphael Pires (GO) e Eduardo Gonçalves da Cruz (MS)
-
Cartões amarelos: Kaique, Raphael Luz e Willian Alves (Cuiabá); Warian Santos, Max, Felipe Macena, Ciro Sena e Alberto (Remo)
-
Cartões vermelhos: Rapahel Luz (Cuiabá); Max, Felipe Macena e Igor João (Remo)
Local: Estádio Arena Pantanal, em Cuiabá