Pesquisa encomendada por um prefeito da região aponta números que fizeram acender a luz de emergência no governo Valmir Mariano, em Parauapebas. Segundo a pesquisa, encomendada pra consumo interno, Valmir superou sua marca positiva obtida na eleição de 2012 e hoje tem 68%, só que para o lado da rejeição.
Compreendo que Parauapebas é um município diferenciado e que a mudança pleiteada pela população e prometida pelo prefeito está sendo difícil de ser implantada, todavia, algo precisa ser feito com urgência antes que a rejeição do prefeito se torne irreversível.
Certa vez, há alguns anos, em uma conversa informal com o então empresário Valmir Mariano, escutei dela a seguinte frase: “Ninguém tropeça em montanhas. A montanha você vê e desvia. São as pedras pequenas que fazem você tropeçar e cair”.
Na época eu era um pequeno e jovem empresário e discutia com Valmir assuntos da empresa, de como gerí-la melhor, como cortar gastos, aumentar lucros… coisas do tipo.
Pois bem, hoje quando tento analisar o governo do prefeito Valmir vejo que ele tem tropeçado torrencialmente nos pequenos obstáculos que vem encontrando ao longo dos seus nove meses de mandato. Erros políticos e administrativos vêm lhe tirando a tranquilidade e a capacidade de governar bem.
Já é público entre os mais ligados ao prefeito que ele tem um tempo diferenciado dos outros que o cercam. Seu staff é formado, em sua maioria, por pessoas imediatistas e que pouco pensam no conjunto da obra. São egoístas e quase nunca intemeratos em suas ações. Pensam o governo como se este fosse apenas sua secretaria, sua autarquia ou sua sala. Fazem questão de ostentar poder como se isso fosse a única atitude a ser mostrada.
As ações de alguns desses colaboradores governamentais têm feito mal ao governo. Alguns deles acreditam piamente ser a última bolacha do pacote. Decidem ações ou a falta delas sem pensar nas perdas políticas que tais ações podem causar ao prefeito. Chego a pensar que trabalham para atrapalhar, sabe-se lá por quais razões.
Outro dia soube que um secretário do alto escalão procurou alguns vereadores alegando ter posse de um dossiê com informações que poderiam determinar a cassação do mandato do prefeito Valmir e que este seria entregue aos edis. Em contrapartida, queria barganhar espaço em um suposto futuro governo. Tudo bem, o mundo está cheio de traíras! Alguns que até pouco tempo declaravam amor eterno à um partido, hoje defendem e trabalham de forma chauvinista para a bandeira adversária. O pior disso tudo é que garantiram que o Valmir soube da trama macabra desse secretário e nada fez, ou melhor, vez ouvidos de mercador. Preferiu manter o traíra.
Acredito que, nesse caso, o prefeito tenha o traíra como uma uma “montanha” que é observada e procura uma forma de dar a volta para superá-la. Esquece-se o prefeito que dessa “montanha” vem rolando pequenas pedrinhas que são metodicamente colocadas no seu caminho com o único objetivo de derrubá-lo. Esses maquiavélicos obstáculos lhe trouxeram a alta rejeição registrada na mencionada pesquisa. Não lhe derrubaram, ainda, todavia, já lhe causaram um desgaste quase que irreversível.
Dois pequenos exemplos, caso o prefeito ou os leitores não tenham entendido o que vem se passando, estão nas obras do Complexo Altamira, que vão beneficiar cerca de 50 mil habitantes daquela região, paralisadas há mais de 20 dias em virtude da burocracia crônica que engessa esse governo; e no atraso do pagamento de fornecedores, que culminou com o fechamento da Rua A por funcionários da empresa que conclui o novo Hospital municipal.
Outros casos poderiam ser citados. Em síntese, tem muita gente boa trabalhando para que esse governo se transforme no governo da mudança. Pessoas capazes, leais e eficientes. Contudo, tem um pequeno grupo que, como dizia minha falecida mãe, quer mesmo é ver o circo pegar fogo.
Torço para que o prefeito enxergue as pequenas pedras e passe como um D-8 em cima das “montanhas” que só atrapalham seu governo. Só assim agindo assim as pleiteadas e prometidas mudanças virão!
14 comentários em ““Cuidado com as pequenas pedras no caminho, elas podem te derrubar””
TEMOS QUE TER RESPONSABILIDADES, O SR PREFEITO E NOSSOS VEREADORES, AFINAL ESTA VINDO AI UMA GERAÇÃO DE PARAUAPEBENSES CONFORME O BLOG DIVULGOU (26000 NASCIMENTOS DE JANEIRO A 30 DE AGOSTO DE 20130,108 NASCIMENTOS POR DIA!!!. COMO DAR EMPREGO, SAÚDE, LAZER, ESCOLAS, SEGURANÇA A ESTA NOVA GERAÇÃO SE NÃO ESTAMOS FAZENDO A NOSSA PARTE ? SERÁ O CAOS TOTAL VAMOS PENSAR NISTO OU CONSCIENTIZAR A POPULAÇÃO SOBRE O CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO!!! O CENÁRIO É PREOCUPANTE!!!
ZE DA D20 como você e puxa saco você e que ta na baba da macaúba comendo merreca do calote a única obra que ele fez ate agora foi os dois chifres no trevo da prefeitura onde você esta vendo obra seu maluco.
Tudo o que foi dito vem de encontro com o que é de conhecimento de todos: não há nenhum plano pré estabelecido, com metas definidas e organograma e cronograma de trabalho a ser realizado. A única realização de fato, são os conchavos políticos e a partilha antecipada de quem fica com quê. A política precisa ser aplicada muito além da prerrogativa baseada no apoio dos partidos. Os eleitores estão dando uma banana para “partido político” pois já sabem que são vistos apenas representativamente nas campanhas políticas, depois disso são vistos apenas os apadrinhados, os patrocinadores das campanhas, etc. Temos que trabalhar para a desobrigação do voto.
O governo do Sr. Valmir Queiroz Mariano está pagando um preço elevadíssimo com as alianças que fez e que nem precisava pois o povo queria mudar de qualquer forma e ele era a bola da vez.
pois e pessoal o prefeito valmir com certeza vai fazer do parauapebas um grande canteiro de obras , esperem pra ver, logo.
Facil entra nas escolas
esta um caos total….
E os livros que compraram agora
que custa mas caro que o asfalto daqui
pra eldorado…
Eita educação dificil..
mas nos queremos mudança e veio….
Agora e só Deus nos acuda
Fora Major
Um prefeito que não cumpre com
a palavra com ninguem, fica dificil
andar pra frente…
E tem como parceiro Major da Mactra na educação
Aí que fica dificil andar mesmo….
Lampião mais e verdade esse povo estão falando do Valmir não sei vc mais o resto são todos que pegavam merreca do Darci.vc não e cego já tem obras nas ruas, e so o Valmir chama pra pega uma boquinha vc não ve niguem falando nada dele no Darci de jornalista a fofoqueiro de ponta de rua levava a merreca. o VALMIR entra e corta de todo mundo.
seu ZE da D20 eu nunca votei no darci nem no PT mas uma coisa le digo o seu WALMIR esta perdido é só andar na cidade e ver que é visivel que ele não esta fazendo nada por parauapebas , acho que vc está ganhando alguma coisa na prefeitura que está tapando o SOL com a peneira
O Zé da Hilux é o único que defende esse governo, pq será. A cidade toda ta rejeitando é só sair na rua e perguntar, as denuncias e trapalhadas do Velhote são no mínimo motivo de seu afastamento, bem seria se o MP existisse, só podemos então pedir o poder divino que nos livre desse mal que assola nosso município.
Franco Alípio tucano veja bem no governa Darci e ele nao vez nada no primeiro ano e meio. ou vcs 3 não lembram disso agora querem tudo na hora. eu acho que vcs três são bezerros desmamados com saudades do peito da vaca.heheheheheeheheheheheheheh
A queda e rejeição de políticos é um fenômeno que atinge todos !
O povo cansou de esperar as demandas são cada vez maior os recursos públicos sofre de má gestão !
Os governantes esgotaram a paciência do cidadão comun !
A população de Parauapebas em 2016 será outra com novas demandas !
Não tem efeito e correlação com o que aconteci agora e por isso toda pesquisa realizada agora é oportunista e tendenciosa !
Não tem fundamento matemático para um universo amostras que se renova a cada 4 anos !
Taxa de crescimento populacional 18,5 % ao ano !
São 38,000 mil habitantes adicionados ao universo populacional a cada ano considerando eleitores significa acréscimo de 50% !
Todos prognósticos furam !
mesmo votando no walmir eu já sabia que isso iria acontecer já votei sabendo que o walmir não iria fazer nada como o ditado diz ¨EU ERA FELIZ É SABIA¨
Belo texto, Zé. Temos pessoas capazes e competentes em Parauapebas para ajudar na administração da cidade. Quando os gestores fixarem seus lares aqui, pensando no futuro dos filhos, os recursos, que são enormes, serão melhor aplicados. Infelizmente, fiz parte de uma administração, por 8 anos, dividida e cheia de conflitos. Felizmente, conheci pessoas de bem que queriam o bem de nossa cidade. Os eleitores estão se aplicando, ficando mais criteriosos. Boas novas virão. Mas que venham antes que a “mina” se esgote! Abraços… Alípio
Parauapebas está passando por um momento muito difícil, todos são unanimes em dizer que a cidade está parada. O que nos move no nosso dia a dia são as expectativas de (progresso) um amanhã melhor, não estou sentido isto mais em Parauapebas – Estou quase chegando a conclusão que eu era feliz e não sabia.