A diretoria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou mais um projeto do Fundo Amazônia, o “SOS Cumaru Norte”. O Fundo destinará R$ 755 mil para a Prefeitura de Cumaru do Norte, no Pará, para apoiar o fortalecimento da gestão ambiental do município, incluído na lista dos maiores desmatadores na Amazônia, de acordo com o Ministério de Meio Ambiente.
O projeto visa fomentar a agricultura sustentável no município, cuja principal atividade econômica é a pecuária, praticada de forma extensiva. Para tal, o município pretende ampliar o viveiro de mudas já existente para permitir sua distribuição aos agricultores da região. O projeto contempla ainda a formação de agentes ambientais, jovens que vivem na região, para auxiliar os produtores do município no processo de recuperação de áreas degradadas em suas propriedades.
Objetiva, também a ampliação da estrutura física e operacional da Secretaria de Meio Ambiente, propiciando condições para o monitoramento e fiscalização das áreas com maior risco de ocorrência de desmatamento. A ampliação da infraestrutura, que ocorrerá em um mesmo espaço físico no qual estão instalados outros órgãos municipais, possibilitará ainda uma maior integração e sinergia das atividades desenvolvidas pela prefeitura.
O conjunto de ações previstas contribuirá para a conscientização ambiental e estimulará a adequação das propriedades rurais à legislação ambiental, com vistas à regularização da cadeia produtiva.
Fonte: Fundo Amazônia