A Polícia Militar apresentou, por volta do meio-dia desta terça-feira (25), na Delegacia de Polícia Civil de Curionópolis, Francisco Vieira da Silva, 73 anos, acusado de estupro de vulnerável e posse ilegal de arma de fogo. O idoso foi denunciado por uma neta, ao afirmar que já a havia molestado várias vezes e que agora estava fazendo o mesmo com sua irmãzinha de apenas um ano e quatro meses de idade.
A PM chegou até o acusado após chamado de ocorrência de conflito familiar no Bairro Jardim Panorama. Contornada a situação, uma menina chamou a guarnição para denunciar que seu avô, Francisco, já lhe havia molestado sexualmente várias vezes e estava fazendo o mesmo com sua irmãzinha de um ne quatro meses.
Ela informou que, naquele momento, ele estava em casa, na Rua Samaúma, Bairro Centro. Nesse momento, a mãe da criança reforçou o relato da filha e disse que ela mesma já havia sido molestada pelo sogro, assim como o viu abusando da filha.
No endereço indicado, Francisco abriu a porta e os policiais viram que, com ele, havia uma criança de quatro anos de idade, com o idoso informando que ela só estava brincando ali. Indagado se possuía arma de fogo, o homem admitiu a propriedade e disse que estava guardada sob o guarda-roupa, onde foi encontrada uma espingarda calibre 28 e quatro munições da arma. A mulher disse que não sabia que a filha de quatro anos estava na casa e a pegou de volta.
Todos foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil, onde o delegado de plantão, após ouvir todas as partes, decretou a prisão de Francisco Vieira da Silva por posse ilegal de arma. Quanto às acusações de suposto abuso sexual, um inquérito foi aberto e as denúncias serão investigadas. O idoso recolheu fiança e foi liberado.
(Caetano Silva)