Foram identificados como João Pedro dos Santos Marinho, 26 anos, e Marcos Vinícius Quirino Ribeiro, 27, ambos do Estado do Tocantins, os indivíduos que morreram na manhã de ontem, quinta-feira (8), em Curionópolis, ao atirarem contra guarnições da Polícia Militar, após um assalto na Avenida Maranhão, no Bairro da Paz. A casa assaltada, que fica próxima ao Fórum, pertence a um comerciante que trabalha com compra e venda de ouro e roubo aconteceu por volta das 9h.
A guarnição local da Polícia Militar foi avisada do assalto em andamento e se dirigiu ao endereço informado. Ao chegarem, os policiais viram um homem correndo com uma arma na mão e um carro saindo em alta velocidade e seguiram o veículo que se deslocava no sentido e Eldorado do Carajás, enquanto um dos ocupantes atirava contra o carro da PM.
Cerca de 1km depois, os ocupantes do veículo entraram na área de uma fazenda, abandonaram o carro e fugiram para a mata. Foi feito o cerco e solicitado apoio a outra guarnição e ao ao GTO (Grupo Tático Operacional), que não tardaram a chegar. No local, dois investigadores da Polícia Civil, que também estavam atrás dos bandidos, indicaram onde um deles estava escondido.
Reforçado o cerco, os policiais ordenaram que o indivíduo se rendesse, mas ele reagiu atirando contra os policiais militares. Em seguida, se embrenhou mais ainda na mata e continuou atirando contra as guarnições. Sem alternativa, os PMs revidaram o ataque, atirando contra o agressor, que foi socorrido, mas morreu ao caminho do Hospital Municipal de Curionópolis.
As buscas pelos demais assaltantes continuaram a partir do local em que o carro foi abandonado, já com a colaboração da guarnição de Eldorado do Carajás. Devido a área ser muito ampla, os PMs se dividiram em dois grupos. Momento em que um dos policiais militares se deparou com outro indivíduo portando uma espingarda, efetuando um disparo contra o PM, que revidou baleando o agressor, que morreu na hora.
Tanto com os bandidos quanto no carro abandonado, um VW Gol, cinza, placas PSB7E13 foram encontrados: uma pistola calibre 380, 18 munições calibre 380, 18 munições deflagradas do mesmo calibre, cinco munições deflagradas de calibre ponto 40, uma espingarda calibre 20, com duas munições deflagradas, um telefone celular e uma balança de precisão.
Quadrilha já atuava havia um ano na região
Segundo o delegado José Euclides Aquino, que responde pela Delegacia de Polícia Civil de Curionópolis, uma das armas, a pistola, o bando roubou de um homem em Parauapebas. Eles fizeram a mulher da vítima refém, para forçá-lo a entregar a arma.
Ainda segundo o delegado, pelos primeiros levantamentos feitos, tudo indica que o bando é do estado do Tocantins e provavelmente são os mesmos que assaltaram um comerciante de ouro próximo a Serra Pelada, no município de Curionópolis.
O crime aconteceu há quase um ano e as investigações apontaram que os criminosos eram do estado vizinho. A vítima desse assalto reconheceu um dos bandidos que morreu como sendo um dos que o atacaram e roubaram ouro.
As investigações estão em andamento, para identificar todos os envolvidos no assalto, assim como para tentar capturar os dois que escaparam. A polícia acredita que os criminosos integram um bando é especializado em roubo de ouro e devem ter monitorado a rotina da vítima, para irem certo à sua casa na manhã de quinta-feira.
Marcos Vinícius Quirino Ribeiro tinha contra si mandado de prisão preventiva expedido pela 1ª Vara Criminal de Palmas (TO), pelo crime de roubo majorado; e João Pedro dos Santos Marinho estava respondendo pelo crime de homicídio qualificado e por outros delitos.
(Caetano Silva)