O distrito de Serra Pelada localizado no município de Curionópolis, no sudeste do Pará, recebe oficinas de arte e azulejaria do projeto “Arte, Memória e Futuro em Serra Pelada”, cujo objetivo é valorizar a paisagem e contribuir para a redução da extrema pobreza no local. Neste mês de março, a iniciativa inicia o seu segundo ciclo formativo do dia 18 a 21, no horário das 10h às 12h e das 14h às 16h, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
Desenvolvido pelo Ateliê Azulejaria, com o apoio do Instituto Cultural Vale, o projeto “Arte, Memória e Futuro em Serra Pelada” contempla ciclos formativos de arte e educação com aproximadamente 120 moradores do distrito. As oficinas de arte e azulejaria são oferecidas a um público diverso, em que os membros da comunidade, de 8 a 108 anos, participam de uma experiência coletiva baseada na construção de painéis artísticos.
A Casa da Cultura de Canaã dos Carajás integra o projeto e contribui com propostas que reforçam a ideia de que o sudeste do Pará é um lugar de memórias e pertencimento. As atividades foram planejadas para que os alunos façam parte de um processo colaborativo onde tempo e espaço se encontram para lembrar, identificar, transformar, permanecer e expandir a memória e o futuro de Serra Pelada.
A valorização da paisagem, através da iniciativa, pode contribuir para iniciativas associadas a uma rota turística com base no patrimônio cultural local. O projeto tem duração de 7 meses e as aulas são realizadas no CRAS situado na Avenida Aureliano Chaves, s/n, na Vila de Serra Pelada, em Curionópolis. Os interessados que desejam mais informações podem entrar em contato no número (21) 99435-6300.
Serviço
O quê? Projeto “Arte, Memória e Futuro em Serra Pelada” inicia segundo ciclo formativo beneficiando moradores da vila
Quando? De18 a 21 de março de 2024, no horário das 10h às 12h e das 14h às 16h
Onde? No Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), na Avenida Aureliano Chaves, s/n, Telepará – Vila de Serra Pelada, Curionópolis/PA
Quem pode participar? Toda a comunidade de Serra Pelada, de 8 a 108 anos
Ficou com dúvida? Pode ligar para o número (21) 99435-6300
Sobre a Casa da Cultura de Canaã dos Carajás
Criado e mantido pela Vale, o espaço integra o Instituto Cultural Vale. A Casa da Cultura desempenha papel de guarda e registro do acervo histórico do município, e de difusor cultural na região. Nesse sentido, promove exposições, exibições de filmes, clubes de leitura, contação de histórias, espetáculos de música, dança, circo e teatro, além de manter uma escola de música, dança e teatro, onde crianças e jovens têm a oportunidade de participar, de forma gratuita, de aulas de ballet clássico, teatro, canto, violão, flauta doce, musicalização e percussão tradicional paraense.
Sobre o Instituto Cultural Vale
O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa. Nos anos de 2020-2022, o Instituto Cultural Vale patrocinou mais de 600 projetos em mais de 24 estados e no Distrito Federal. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org.
(Texto: Jéssica Borges)