Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Educação

Curionópolis: Serra Pelada ganha escola e 3,8 km de asfalto

Inauguração foi ontem, 25, com a presença do governador Simão Jatene
Continua depois da publicidade

A Escola Estadual Joaquina Diamantina é a única de Serra Pelada, distrito do município de Curionópolis, no sudeste paraense, a oferecer acesso ao ensino médio. Os 232 alunos matriculados na unidade ganharam, nesta segunda-feira, 25, uma escola totalmente reformada.

O espaço passa a contar com três novas salas de aula, além de bloco administrativo com sala da direção, sala dos professores e secretaria, uma copa cozinha, uma dispensa para armazenamento de alimentos da merenda escolar e banheiros masculino, feminino e de pessoa com deficiência (PCD).

A obra foi iniciada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), que investiu cerca de R$ 434 mil, e concluída pela prefeitura, em convênio com a Secretaria Extraordinária de Estado de Municípios Sustentáveis (Semsu), que transferiu ao município mais R$ 218.731 mil – recursos oriundos do Tesouro do Estado.

A unidade que funcionava em regime modular passa a funcionar com o sistema regular de ensino. A oportunidade fez com que Rita de Cássia da Silva, ex-aluna, voltasse à Serra Pelada com a missão de lecionar. “Eu considero um privilégio poder trabalhar aqui com essa nova estrutura. Meu filho também voltou pra escola quando eu soube que seria implantado o ensino regular. Nem pensei duas vezes e trouxe ele de volta”, comemorou.

O governador Simão Jatene esteve em Serra Pelada para a inauguração da unidade ensino ao lado do prefeito Adonei Aguiar. Também participaram da cerimônia o senador Flexa Ribeiro (PSDB/PA); a secretária Extraordinária de Municípios Sustentáveis, Izabela Jatene; o secretário Regional de Governo da Região Sudeste, Jorge Bittencourt; o presidente da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), deputado Márcio Miranda; o deputado Eliel Faustino e o gestor da Diretoria de Recursos Técnicos e Imobiliários (DRTI) da Seduc, José Ângelo, que na ocasião representou a secretária de Educação, Ana Cláudia Hage.

Veja também:  Promotora pede para justiça garantir educação inclusiva em escola de Marabá

“Esse País tem uma grande dívida com esta região, no sentido de que muitas pessoas que contribuíram com o ouro que foi retirado das entranhas deste município, não tiveram reconhecimento. Aqui a gente sente uma energia fantástica de um povo que não desiste de lutar, que continua acreditando e tendo esperança de que é capaz de construir um município e uma sociedade melhor. Saio daqui maior do que cheguei, porque levo grande parte dessa energia”, comentou o governador Simão Jatene.

Asfalto na Cidade

A via que leva até a escola Joaquina Diamantina também está recebendo melhorias. A rua da Cooperativa faz parte dos 3,8 km que estão recebendo asfalto em Serra Pelada. “Estamos vivendo um momento histórico. Tudo isso graças à parceria entre o Governo do Estado e o Município”, festeja o prefeito Adonei Aguiar.

Curionópolis é um dos 99 municípios paraenses que assinaram o Termo de Asfalto do Programa Asfalto na Cidade. Este é um dos benefícios disponibilizados aos municípios que integram o Programa Municípios Sustentáveis (PMS), da Secretaria Estadual de Municípios Sustentáveis (Semsu), que trabalha, essencialmente, no fortalecimento das gestões municipais como uma das ferramentas para o desenvolvimento do Estado.

(Fonte: Agência Pará)

Deixe uma resposta