A prefeitura de Curionópolis, no sudeste do Pará, tem concentrado esforços em diminuir a evasão escolar, que cresceu em todo país durante a pandemia, e aprimorar a educação em todos os níveis. Com as constantes estratégias das equipes pedagógicas que atuam na cidade, zona rural e Serra Pelada, o número de alunos matriculados praticamente dobrou e a efetividade da educação alcançou novos e positivos números.
Hoje, são mais de 7 mil alunos matriculados regularmente na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos.
O índice de desenvolvimento da educação básica do Pará ficou com média 4,55, abaixo da média nacional que é de 5,25. Porém, 11 municípios paraenses, aparecem acima da média nacional, entre eles Curionópolis. A publicação da situação dos municípios agrupa os principais indicadores por área temática. O objetivo é mapear cada localidade para identificar a realidade social e as medidas cabíveis em cada realidade.
Em Curionópolis, já foram construídas e entregues duas novas unidades educacionais na cidade e em Serra Pelada, enquanto outras três estão em fase de conclusão, e serão inauguradas nos próximos meses. Além de todo o investimento na estrutura, o trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Educação rendeu frutos positivos por analisar cuidadosamente os principais pilares da área e investir em alternativas efetivas para que os alunos avancem na aprendizagem e consigam evoluir cada vez mais.