Curionópolis: Ana Júlia entrega licença do Projeto Serra Leste

Continua depois da publicidade

A governadora Ana Júlia Carepa entregou ao diretor Institucional da companhia Vale, José Carlos Soares, a licença prévia do Projeto Serra Leste, no último sábado (11), no município de Curionópolis. Com a licença a empresa está autorizada a iniciar as instalações do empreendimento, onde serão lavradas 29 milhões de toneladas de minério de ferro ao longo da vida útil da mina, prevista para 14 anos e meio. A produção anual está estimada em 2 milhões de toneladas de granulados e finos, que atenderão ao mercado mundial.

José Carlos Soares assegurou à governadora que a companhia Vale vai capacitar os prestadores de serviços e comerciários de Curionópolis para que integrem o cadastro de fornecedores da empresa não só para o Projeto Serra Leste. "Vamos estabelecer uma mina de porte", enfatizou Soares. Ele anunciou que a companhia já estima a ampliação do projeto em uma segunda etapa.

Segundo Estudos de Impactos Ambientais do Projeto Serra Leste, na fase de instalação serão gerados 600 empregos diretos e mais 351 empregos na etapa de operação.

A movimentação deve gerar R$ 40 milhões por ano em tributos, a partir do segundo ano de operação até seu término, entre royalties e impostos, que serão distribuídos entre os governos federal, estadual e municipal. Caberá a Curionópolis uma receita anual adicional de aproximadamente R$ 2,4 milhões.

O prefeito de Curionópolis, Wenderson Chamon, agradeceu o empenho da governadora, que segundo ele levou em conta os interesses da comunidade e deixou de lado os interesses partidários. Ele anunciou à comunidade algumas obras para o município, dentre elas o asfaltamento de 5 km na área urbana. Chamon lembrou que em 20 anos de existência foram feitos apenas 5 km de asfalto em Curionópolis.