Curionópolis: BASA prevê injetar R$2 milhões no município até o final de 2011

Continua depois da publicidade

O foco da palestra que aconteceu na sede da Associação Comercial e Industrial de Curionópolis – ACIC, foi o Fundo Constitucional da Região Norte – FNO Amazônia Sustentável que tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento econômico e social da região norte, apoiando empreendimentos não-rurais como: indústria, agroindústria, infraestrutura, turismo, exportação, cultura, comércio e prestação de serviços.

A palestra foi ministrada pelo gerente geral do Banco da Amazônia de Eldorado do Carajás, Gledson Lopes. A vinda do gerente foi um convite do presidente da ACIC, embora já prevista pela instituição financeira.

Quase cem sócios participaram da exposição que foi aberta pelo presidente Adalto Santos, o público presente pôde conhecer os financiamentos que atendem as micro, pequenas, medias e grandes empresas, com um atrativo especial, taxa de juros anual abaixo da inflação, iniciando em 6,75% ao ano no caso das micro empresas.

Para a instituição financeira está prevista uma injeção de dois milhões de reais em financiamentos no município até o final de 2011. Embora o gerente Gledson Lopes tenha dito que essa projeção não tem ligação com os projetos de mineração em instalação no município, ele afirmou: “Essa micro região de Carajás está crescendo cerca de 12% ao ano, o dobro da média nacional que é de 6%.” A uma previsão que alguns municípios da região dobre a população até 2017.

Ao falar dos financiamentos para o setor do turismo o gerente do Basa lembrou que a rede hoteleira e de restaurantes estão em alta, a ponto de não atenderem a atual demanda: “É possível que haja quem não aceite o fato dessa ser uma região de turismo, mas é sim, embora seja de turismo comercial,” disse o gerente que acrescentou: “Para motivar a ampliação tanto dessa demanda quanto de outras é que estamos disponibilizando créditos com baixas taxas de juros e carências de acordo com a necessidade das empresas, que podem até estar em faze de abertura,” logicamente o Basa segue em suas diretrizes o lema: “desenvolvimento sustentável, empreendimento consciente.”.

Adalto Santos presidente da ACIC agradeceu a vinda do gerente e taxou de muito proveitosa à explanação e lembrou que a entidade sempre apoiou o desenvolvimento do município e por isso acompanhou todas as audiências que tratavam do assunto: “Esperamos muito para ver nossa cidade em crescimento, é justo que agora a comunidade empresarial possa desfrutar do desenvolvimento contando com apoio de instituições financeiras sérias e que tenham compromisso socioambiental,” finalizou Adalto.

Texto: Agência Batéia

Deixe seu comentário

Posts relacionados