Por Wenderson Costa – de Curionópolis
Acontece nessa quarta-feira, 02, Sessão Extraordinária na Câmara Municipal de Curionópolis convocada pelo presidente Wilson Ferreira – PV, e acatada por todos os vereadores com o objetivo de tratar da pouca mão-de-obra local captada pela Vale e suas empreiteiras que estão trabalhando na implantação do Projeto Serra Leste. A população vem reclamando que a Vale realiza pré-seleção de candidatos, alguns chegam a realizar exames iniciais e ficam aguardando ser chamados, mas, a demora por uma resposta da empresa chega a durar seis meses. Segundo o presidente da Câmara, alguns moradores, quando recebem a resposta, é de que não haverá necessidade da sua mão-de-obra.
“Vários moradores procuraram a Câmara para fazer reclamação. Agora resolvemos convocar toda comunidade para essa grande sessão extraordinária que acontece às 16hs dessa quarta-feira para formalizar essas reclamações e assim podermos cobrar mais ostensivamente da Vale e das empreiteiras”, disse o presidente do legislativo curionopolense, Wilson Ferreira.
Além dos empregos, outra cobrança da comunidade é a permanência dos escritórios das empreiteiras em Curionópolis, já que o projeto Serra Leste pertence ao município e portanto, segundo o presidente da Câmara, é digno que as locações de imóveis, investimentos e acesso aos escritórios sejam na cidade. Comunga da mesma ideia o vereador Wilson Acácio – PT. Para o vereador, “a cobrança da comunidade é justa e essa sessão é muito válida para que os assuntos sejam colocados em documento e o Poder Legislativo possa levar em mãos essa cobrança aos diretores da grande mineradora. Nossa obrigação é defender os interesses do povo e da nossa cidade, e nesse momento o devemos estar ombreados com o presidente da Câmara que convocou essa importante Sessão, para depois dar sequência, levando as cobranças da comunidade até as empresas. Só assim nossa cidade vai se desenvolver de verdade, com geração de emprego e renda”, disse Wilson Acácio.
Parceria
A Câmara Municipal deu apoio ao Pronacap – Programa Nacional Capacitação Profissional para realização de diversos cursos profissionalizantes, os cursos terão custo reduzido à comunidade devido o apoio do Poder Legislativo. “Esse é um projeto voltado para incentivar a formação profissional, principalmente das famílias carentes. Serão disponibilizadas 130 vagas divididos em oito cursos que serão realizados em duas etapas, teórica e prática”, disse Elvis Rodrigues, representante da Pronacap.
As matrículas poderão ser realizadas na sede da Câmara Municipal, na Avenida Brasil, próximo a Praça da Juventude, somente na quinta e sexta-feira, dias 03 e 04 de abril.
“A Câmara Municipal está dando esse apoio por ver a necessidade e a demanda da comunidade por formação profissional, principalmente diante dessa cobrança das empresas que gerem oportunidade para mão-de-obra local”, explicou Wilson Ferreira, presidente da Câmara.