Curionópolis: Colossus demite todos os funcionários do Projeto Serra Pelada.

Continua depois da publicidade

Depois do balde de água fria recebida pelos associados da Coomigasp – Cooperativa dos Garimpeiros de Serra Pelada – de que cada associado dos 38.000 associados só receberia cerca de R$140 mensais durante os 11 anos de duração do Projeto Serra Pelada, da parceria entre a Colossus e a Coomigasp, agora vem a notícia de que talvez nem isso seja possível.

image

A Colossus, em profunda crise financeira, tentou um empréstimo junto ao BNDES para tentar equacionar suas contas e fazer os últimos investimentos visando o início da produção mineral, e ao que tudo indica, este lhe foi negado.

Hoje (06) a empresa comunicou a demissão aos cerca de 400 funcionários que ainda trabalhavam no projeto em Serra Pelada, no município de Curionópolis. Ficarão apenas cerca de quinze funcionários da área de segurança.

A alegação da Colossus é que com o insucesso do empréstimo não há mais dinheiro para os investimentos necessários e o pouco que resta será usado para pagamento das rescisões trabalhistas.

Como afirmado no post “ O sonho acabou. Apenas cerca de R$140,00 mensais será o valor destinado a cada garimpeiro de Serra Pelada ”, parece que o sonho do garimpeiro de Serra Pelada chegou finalmente ao fim. Se não houver uma intervenção do governo federal o projeto estará fadado ao insucesso.

Se confirmada a informação do término do projeto, como ficarão os associados da Coomigasp e os investimentos que ali já foram feitos? A Colossus teme uma nova tentativa de invasão e quebra quebra no projeto, todavia, nada fez para garantir informações reais sobre o andamento do mesmo aos garimpeiros.

O interventor na Coomigasp, nomeado pela justiça, não foi encontrado para comentar as demissões.

20 comentários em “Curionópolis: Colossus demite todos os funcionários do Projeto Serra Pelada.

  1. pedro borges Responder

    eu sabia q avale do rio doce ia tomar ajazida do ouro dos garimpeiro de serra pelada aqualquer custo so assim um jeito de comveçer os garimpeiros colocado uma enpreza fantama com a coluss nao colus e avale mesmo ela tomou o ouro de serra pelada antesiozamento pedro de barra do corda

  2. Eh cada uma viu Responder

    So foi o ministerio aparecer, sumiu dinheiro, a empresa quebrou, demitiu funcionario. Pra cima de mim nao, essa nao cola. isso e mais uma articulacao dos grandes por traz da empresa. enquanto isso os pobres garimpeiros continuam sofrendo. e aquela historia alega esta quebrada mais nao para de tira nossas riquezas de la. dxa de ser bobo meu povo o que eles querem e so nos enganar.

  3. Leonardo Soares Responder

    Hoje Parauapebas e região vende uma imagem de uma cidade promissora, mas lamento dizer é uma grande ilusão. Tudo nessa região gira em torno do extrativismo, o minério. Não muito longe a VALE vai encerrar suas operações, e a cidade de Parauapebas se tornará uma cidade fantasma.Hoje lotes e terras são vendidos a preço de ouro, aluguéis mais caros que casas em beira de praia, muitos ganhando fortunas mas aproveitem porque em 2020 Parauapebas entrará em seu ciclo de decadência total.Quem for sábio, saberá sair e não pagar pra assistir, investir nessa cidade, só a curto prazo,(cinco anos).

    O colapso financeiro será tão impactante, que hoje vemos lotes serem vendidas por até quinhentos mil reais, muito em breve esse mesmo lote não valerá cinco mil reais. Muita gente vai falir porque investiram na cidade e na região. Estava lendo um livro onde todas as cidades que vivem do extrativismo tornaram-se áreas degradas e abandonadas por seus abitantes,viraram cidades fantasmas.

    Aqui só restara as ruínas de uma cidade que um dia foi a capital do minério. Era uma vez uma cidade chamada Parauapebas…!

  4. Pers Picácio Responder

    A você Nancy desejo que você realize seus sonhos. Porque os sonhos do seu pai foram prejudicados por oportunistas e parasitas. Parasitas sim, que vivem da energia, do sangue e da sustentação de outro.

  5. Leonardo Soares Responder

    O povo precisa acordar! O Pará é rico em terras e água, o problema daqui é que todo mundo quer ficar rico na base do extrativismo, por que não vão plantar: hortaliças, frutas, verduras, vão criar galinha caipira, porcos, etc. tenho certeza que terão uma excelente renda. Mas trabalhar e produzir são poucos com essa disposição. Alguém já ouviu a historinha do sábio e da vaquinha? É mais ou menos por ai…

  6. NANCY TELMA DE ALMEIDA Responder

    EU NÃO DIGO COITADO DOS GARIMPEIROS!!!
    MAIS SIM COITADO,E QUE DEUS TENHA MISERICÓRDIA DESTA CAMBADA DE TRAIDORES INDOLENTES FARISEUS,!!QUE COM SORRIO NOS LÁBIOS; QUANDO VINHA PARA TIRAR O PÃO DA BOCA DOS FILHOS DESTES COITADOS TRABALHADORES,GUERREIROS,HONESTOS SONHADORES!!!ONDE MUITOS PERDERAM SUAS VIDAS! MAIS NÃO PERDERAM A ESPERANÇA DE UM DIA VOLTAREM PARA SUAS CASAS COM A ALMA LAVADA! COM SORRISO NOS LÁBIOS COM SABOR DE QUE VALEU A PENA COM MUITO ORGULHO DE UM VENCEDOR UM VITORIOSO!!!
    INFELIZMENTE EU SOU UMA DESTAS QUE SONHEI OS SONHOS DO MEU PAI.

  7. RODRIGO MAIA RIBEIRO Responder

    O realização de uma mineração verdadeira, consubstanciada no cooperativismo não acabou, agora sim, apenas começou. Depois de mais de 30 anos a ausência da Canadense fundada em Belo Horizonte deve ser comemorada. A pergunta que não pode ser calada é; como o túnel chegou na lage de ouro para onde foi levado todo esse minério????

  8. Pers Picácio Responder

    Só pra confirmar, acaba de ser publicado no Jornal Folha de São Paulo

    07/01/2014 – 18h19

    Petrobras e Vale caem mais de 2% e puxam Bolsa brasileira para baixo.
    Pressionado pelo desempenho ruim de Petrobras e Vale, o Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, fechou esta terça-feira (7) em queda de 1,07%, a 50.430 pontos.

    COITADO DOS GARIMPEIROS. vão ter que viver do Bolsa Esmola, nome dado pelo próprio Lula quando era oposição.

  9. tatiany Responder

    e serra Pelada na miséria de novo!!! era isso que a coomigasp queria, a cidade na miséria!!!bando de ladões!!!fora coomigasp ela que é o atraso de tudo!!

  10. Pers Picácio Responder

    A bruxa anda solta pro lado das Minas e Energia do Brasil. Com o desgoverno de Lula e Dilma, a Petrobras correu risco de falência em 2013 e ainda não escapou dos problemas. A Vale vem vendendo patrimônio para fazer caixa, sendo os mais recentes a parte de logística e sua parte na Usina Belo Monte. Agora o imbróglio de Edson Lobão na Serra Pelada.
    A Colossus não entraria em um projeto sem saber de sua viabilidade, muito menos ficaria esperando verba do BNDES sem nunca ter assinado nada. Claro que tudo é incompetência de governo(PT) que tá levando o país cada vez mais pra um rumo incerto. Nossos dois maiores orgulhos de um passado recente Vale e Petrobras está virando Pó.

  11. Zé da Net Responder

    Isso todo mundo ja sabia. Quem ganhou foi o Gesser Simão que meteu a mão e levou milhões dos garimpeiros mas alguns dirigentes.

  12. wss Responder

    Os garimpeiros não ganharam nada durante todo esse tempo, aí vem os caras e dão esperanças, mas no final das contas vai terminar igual a frase: “Eu comecei sem nada, e ainda me sobrou quase tudo.”…

  13. Ronaldo santos Responder

    E me parece q os sonhos dos garimpeiros se tonou um pesadelo….140…por mes…e agora nem isso..sacanagem…covardia….humilhação…..injustiça.

Deixe seu comentário

Posts relacionados