A Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada realizou nesta primeira quinzena do mês de fevereiro mais uma edição do Curso de Educação Cooperativista.
Os candidatos proponentes participaram do curso a fim de entenderem como funciona o cooperativismo, recebendo informações sobre legislação cooperativista, gestão de cooperativa de trabalho em grupo, além das particularidades como a origem e destino dos recursos e o verdadeiro papel da Cooperativa no contexto regional.
Segundo o diretor secretário da COOMIGASP, Carlos Jovino, o curso é fundamental para esclarecer ao cooperado como é a cooperativa da qual ele é sócio, pois muitos desconhecem como uma ela funciona.
O Curso de Cooperativismo, que aconteceu no teatro municipal de Curionópolis entre os dias 12 a 13 de fevereiro, e teve uma carga horária de 20 horas aulas, foi ministrado pelo Dr. Hernandes Raiol da Silva, diretor de marketing do curso.
Ele afirma que a realização do curso é uma maneira de se evitar mal entendidos, aprendendo como funciona uma cooperativa. “O conhecimento abre a mente e a troca de informações permite conhecer outros sistemas que deram certo e para mostrar aos demais como nós trabalhamos”, comenta Hernandes Raiol, que também é um dos coordenadores COOPERJOVEM, um programa de educação continuada que visa abrir espaços para mudanças de conceitos, através do despertar nos estudantes de uma consciência sobre cooperação, como forma de organização socioeconômica e da preparação do jovem para o empreendimento coletivo por meio de técnicas especificas”, conclui.
Fonte: Daniel Soares