O Garimpo da Cutia, a 22 km do garimpo de Serra Pelada, município de Curionópolis, foi aberto em 1988. Nos anos que se seguiram, o local atraiu mais de 20 mil garimpeiros em busca do metal dourado. Quase 2 mil kg de ouro foram extraídos do local até 1992, quando o então presidente Collor determinou o fim da extração manual dos garimpos em todo o País.
Agora a previsão é que o garimpo seja explorado de forma mecanizada. Com objetivo de fechar o acordo com a empresa que deverá explorar a mina, está marcada para o mês de abril a próxima AGO – Assembleia Geral Ordinária – da COOMIC – Cooperativa Mista dos Garimpeiros da Cutia – em pauta deverá estar a proposta de parceria entre a entidade e uma empresa privada que fará a pesquisa e posteriormente a extração dos vários minérios existentes na área de pouco mais de 633,33 hectares. A afirmação foi feita durante entrevista com o presidente Raimundo Lopes.
“Com o sucesso em nossa Assembleia Geral Extraordinária, realizada no dia 13 de fevereiro, onde dentre outros itens os cooperados aprovaram apreciação das propostas de parceria para exploração mineral, vamos agora trabalhar para que tudo corra bem e em abril apresentemos um parceiro”, disse.
O presidente da Cooperativa relatou que parte da área que pertence a entidade já foi sondada e o banco de dados dessa área está com uma mineradora: “Vamos trabalhar para ter acesso a esse banco de dados tão importante para nossas futuras parcerias, para tal, já comunicamos ao Departamento Nacional de Produção Mineral – DNPM e juntos vamos buscar ter acesso a essas informações” afirmou Raimundo Lopes.
Ainda na concepção do presidente da COOMIC é importante que a parceria seja feita com uma empresa responsável e que tenha interesse em atender as demandas do povo garimpeiro: “Temos que estudar as propostas de parceria de uma forma coerente, para trazer os benefícios oriundos desta futura fusão não apenas aos cooperados da COMIC, mas ao município de Curionópolis” reforçou.
Para finalizar Raimundo Lopes fez questão de tranqüilizar os 8.500 cooperados representados afirmando que a diretoria está trabalhando dia e noite para que em abril aconteça como previsto a AGO e a parceria se firme: “Não vamos descansar até alcançar o objetivo de ver a futura mina do antigo garimpo da Cutia totalmente implantada”.
Fonte: Agência Bateia
4 comentários em “Curionópolis: em abril COOMIC deve fechar parceria com mineradora para exploração de ouro”
Deixo aqui meus comentario ao Sr. Raimundo Lopes, presidente da COMIC.
quero parabenizar vc por seu esforço em organizar a associação, os documentos da àrea da COMIC, mas não posso deixar de pedir que possa na hora de contratar uma empresa, lembrar que os maiores beneficiados tem que ser os associados, e que seja feito de forma segura pra que no futuro a COMIC esteja segura assim como a diretoria e principalmente os associados que vem só pagando mas almejam começar a receber alguma coisa assim como eu.
axo que devemos prestar bem atenção nessa diretoria para não nós enrolar por que ate um certo tempo atrás a empresa colossos queria fechar com a COOMIC , conversa vai conversa vem sei que iriamos acabar ficando só com 25% de tudo e isso e mt pouco ou seja temos q ficar em cima dessa diretoria porque só eles querem sair ganhando é issso?
então temos que lutar para que todos saiam satisfeitos nessa historia porque acho que não da certo só uma pessoa sair ganhando em cima das nossas costas!!!!!!!
bem tudo isso era uma história que andavam falando então associados peço uma coisa para todos então procurem saber como anda todas essas negociações que são feitas na associação de garimpo da COOMIC por que se não procurar mos saber do que e nosso por direito logico que sairemo9s perdendo então por isso peço a coonpreensão de todos os associados procurem sempre estar atualizados sobre a nossa associação da COOMIC abraços para todos os leitores♥♥♥♥♥
Temos que ter muito cuidado com essa empresa que quer fechar com a CUTIA se realmente está ligada a COLOSSOS pois as coisas não andãm muito bem por lá não, estamos de olho em!!!
Será queessa talo empresa vai ser como a COLOSSOS? pesquisar 03 anos e mais 02 anos para implantação da mina? isso não podemos aceitar de forma alguma essa demora nas pesquisas e implntação do projeto,pois temos pressa e alem de tudoa espera éde 20 anos, basta! chega!