Os dias 5, e 6 de junho, ainda estão para ser definidos pela Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral (SPE), mas provavelmente, nestes dias ocorrerá um seminário direcionado aos líderes, delegados e representantes do povo garimpeiros de Serra Pelada nos estados do Pará, Maranhão, Tocantins, Piauí e do Distrito Federal.
O tema principal do seminário, pré-escolhido como “Os garimpeiros na era da mina mecanizada”, terá o objetivo de levar aos participantes um maior volume de informações a respeito da implantação e produção da mina de Serra Pelada.
O seminário terá a participação de geólogos, engenheiros de minas, engenheiros ambientalistas e de segurança do trabalho, além de outros profissionais da área mineral.
Um filme será exibido durante o evento para mostrar a todos os participantes como funciona uma mina igual a que será a de Serra Pelada e quais as diferenças entre o que foi o garimpo, fechado em 1992, e agora, mecanizado.
Os garimpeiros terão que saber daqui para frente que a mineração é um dos setores básicos da economia do país, contribuindo de forma decisiva para o bem estar e a melhoria da qualidade de vida das presentes e futuras gerações, desde que seja operada com responsabilidade social, estando sempre presentes os preceitos do desenvolvimento sustentável.
Esses pilares tornaram-se tão importantes levando a mineração, de um modo geral, a ser submetida a um conjunto de regulamentações, onde os três níveis de poder estatal possuem atribuições com relação à mineração e o meio ambiente.
O seminário “Os Garimpeiros na Era da Mina Mecanizada” proposto por Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Minera,l de acordo com seus organizadores, será o primeiro de uma serie de foros permanentes que visam colocar com clareza esse novo momento que será vivido pela sociedade garimpeira e em especial pelo próprio município de Curionópolis.
[ad code=3 align=center]