Em vias de fechar uma grande parceria com a iniciativa privada que, tal qual como acontece em Serra Pelada, viabilizará a extração mineral no antigo garimpo da Cutia, no município de Curionópolis, a Cooperativa Mista do Garimpo da Cutia – COOMIC – com aproximadamente 8.500 cooperados, recebe uma ótima notícia.
É que o secretario de Geologia e Transformação Mineral, Claudio Scliar, ao receber na semana passada o presidente da COOMIC, Raimundo Lopes, lhe garantiu que todos os testemunhos e mapas geológicos e geofísicos referentes à área da cooperativa que se encontram em poder da Vale serão doados pela mineradora à Cooperativa, fato que certamente facilitará a negociação para retomada da lavra na área.
O garimpo da Cutia fica a 22 km do famoso garimpo de Serra Pela e tem uma área de aproximadamente 633 hectares. Ele foi explorado manualmente em 1988 e fechado em 1992 pelo então presidente Fernando Collor de Mello, que determinou o fim da extração manual dos garimpos em todo o País. Segundo estudos, o garimpo da Cutia apresenta uma grande concentração de ouro e platina.
Com informações do site Repórter 30