Promovida pelo Sistema FIEP, a CICI 2010 trará mais de 80 especialistas nacionais e internacionais para debater soluções que promovam a sustentabilidade e a prosperidade econômica e social nas cidades
Entre os dias 10 e 13 de março, Curitiba receberá mais de 80 especialistas de todo o mundo que irão debater caminhos para a construção de realidades urbanas mais inovadoras, prósperas e humanizadas. Uma iniciativa do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), a Conferência Internacional de Cidades Inovadoras (CICI 2010) trará experiências de sucesso em planejamento urbano, sustentabilidade, mobilidade, gestão e políticas públicas, entre outras, que transformaram cidades em ambientes propícios ao desenvolvimento econômico, social e ambiental.
Entre os nomes de peso que participarão da conferência estão Steve Johnson (EUA), autor de seis beste-sellers que influenciaram desde ações de planejamento urbano até a luta contra o terrorismo; Pierre Lévy (Canadá), filósofo que estuda o conceito de inteligência coletiva; Marc Giget (França), diretor-fundador do Instituto Europeu de Estratégias Criativas e Inovação; Jaime Lerner (Brasil), arquiteto e urbanista, ex-prefeito de Curitiba; Jeff Olson (EUA), arquiteto e urbanista envolvido em projetos que contemplam espaços verdes e meios de transporte alternativos; Marc Weiss (EUA), presidente do Global Urban Development e líder do projeto Climate Prosperity; Clay Shirk (EUA), professor de Efeitos Econômicos e Sociais das Tecnologias da Internet e de New Media na New York University; e o arquiteto Mitsuru Senda (Japão). A lista completa e o currículo dos palestrantes estão no site www.cici2010.org.br.
Representantes de mais de 50 cidades, de todos os continentes, já confirmaram presença na CICI2010. O evento acontecerá dentro da área de mais de 80 mil metros quadrados do Cietep, sede da FIEP no Jardim Botânico que tem localização estratégica, com acesso fácil e rápido ao Aeroporto Internacional Afonso Pena e a apenas 5 quilômetros do centro de Curitiba. São esperados cerca de 1.500 inscritos, que participarão de uma série de atividades durante os quatro dias da conferência.
“A inovação é o único caminho para construirmos uma sociedade sustentável. E para que as empresas brasileiras e todo o País inovem é preciso, antes de tudo, que nossas cidades sejam inovadoras”, afirma o presidente do Sistema FIEP, Rodrigo da Rocha Loures. “A CICI2010 será uma grande oportunidade para que possamos pôr nossas cidades definitivamente na rota da inovação”, acrescenta.
Copromovida pelas prefeituras de Curitiba, Lyon (França), Bengaluru (Índia) e Austin (Estados Unidos) e com apoio institucional das Nações Unidas, a conferência é dirigida a empresários, gestores públicos, pesquisadores, estudantes e interessados em inovação. O evento está dividido em quatro grandes temas: “O reflorescimento das cidades”, com experiências de inovações sociais e tecnológicas para a construção de um novo ambiente urbano; “A reinvenção do governo a partir das cidades”, que trará inovações em gestão e experiências de inovações políticas e da cidade como sistema vivo; “A governança do desenvolvimento nas cidades”, uma mostra de experiências de inovações para o desenvolvimento local e apresentação de experiências de inovações para a sustentabilidade; e “Cidade-rede e redes de cidades”, que servirá para a formação do núcleo da Rede de Cidades Inovadoras.
Paralelamente à CICI2010 serão realizados outros eventos integrados, como a Conferência Internacional sobre Redes Sociais, o 1º Encontro Internacional de Cidades de Médio Porte e o 2º Encontro de Governos Locais da Índia, Brasil e África do Sul. E será lançado o projeto “Curitiba, Cidade Inovadora 2030”, que visa transformar a cidade e sua região metropolitana em um espaço propício à inovação, à educação e ao surgimento de uma indústria mais sustentável.
Inscrições – As inscrições para a Conferência Internacional de Cidades Inovadoras podem ser feitas pelo site www.cici2010.org.br. Até 21 de fevereiro, o pacote completo para acompanhar o evento, com acesso liberado a toda a programação da conferência, tem preço promocional de R$ 440,00. Estudantes têm 50% de desconto. Também é possível adquirir pacotes menores, para acompanhar uma ou mais conferências da noite, onde estarão alguns dos principais palestrantes da CICI 2010. O pagamento pode ser feito por cartão de crédito ou depósito bancário.
1 comentário em “Curitiba sedia Conferência Internacional de Cidades Inovadoras 2010”
SÃO DOMINGOS DO ARAGUAIA POPULAÇÃO CLAMA POR DIGNIDADE E RESPEITO…
São Domingos do Araguaia que fica próxima de Marabá, onde a população vem clamando por dignidade e respeito, pois o prefeito em exercicio Jaime Modesto está se achando o dono da cidade e dono da vida dos moradores de São Domingos. Ele decretou a demissão de 272 funcionários concursados com a desculpa da folha de pagamento estar “inchanda”. Dentre os demitidos estão profissionais da saúde e educação (Médicos, Enfermeiros, Professores, Agentes Comunitário de Saúde, Fisioterapeutas…), e vários outros profissionais, sendo que todos fiseram o concurso, passaram, foram chamados e mais ainda estavam trabalhando a quase 3 anos, para só agora o titulado “Deus e Dono de São Domingos Jaime Modesto”, vir aqui e demitir os profissionais e pais de família sem qualquer consideração e respeito deixando toda população enfurecida… os sindicatos SINTESP e SINTEP estão unidos junto com todos os profissionais da saúde e educação entrando assim em greve. as escolas municipais, hospitais e postos de saúde estão fechados… O nosso questionamento é. Porque ele não começou a demissão pelos funcionários contratados? e porque ele continua contratando? como é que ele demite médico, enfermeiros, téc. de enfermagem sendo que precisa dos profissionais e agora contrata outros profissionais para assumir os cargos? como é que ele demite Agentes Comunitários de saúde e Agentes de Endemias sendo que a Verba é Federal e não municipal? É ridiculo o que esse prefeito vem fazendo com a população de São Domingos sem falar na sua péssima administração que até agora só tem levado São Domingos para um buraco sem fundo, onde em vez de conseguir mais recursos estamos é perdendo recursos pela total incompetência administrativa.
ESTAMOS AGORA NA LUTA E CLAMANDO PELO “FORA JAIME”.
ESTAMOS COLETANDO ASSINATURAS ONDE PRECISAMOS DE DEZ MIL ASSINATURAS, ONDE JÁ TEMOS QUASE OITO MIL…
CONTAMOS COM A JUSTIÇA , PARA QUE SEJA SENSÍVEL À ACLAMAÇÃO DO POVO DE SÃO DOMINGOS DO ARAGUAIA.