Capacitar os servidores no uso de um software gratuito e open source (código fonte aberto), este foi um dos principais objetivos do curso de LibreOffice, ministrado aos servidores da Câmara Municipal de Parauapebas. O treinamento, realizado entre os dias 24 de setembro e 03 de outubro, habilitou os servidores no uso da nova ferramenta.
O LibreOffice, um pacote de ferramentas de produtividade semelhante ao Microsoft Office, é composto pelo processador de texto (whiter), processador de planilha (calc), ferramenta de apresentações (impress), ferramenta para desenho vetorial (draw) e ferramenta para cálculos matemáticos (math).
De acordo com o analista de sistemas da Câmara Thiago Luiz, a substituição vai isentar o legislativo do gasto com licença de utilização, e adéqua ao formato de documentos utilizados nos órgãos públicos federais. “Qualquer pessoa pode fazer o download do aplicativo gratuitamente e modificá-lo como quiser”, ressalta Thiago.
Mudança
Segundo a instrutora do curso Caroline Costa, a principal dificuldade dos alunos quanto a mudança de aplicativo do pacote Microsoft Office para o LibreOffice é utilizar o desconhecido. “As pessoas são muito resistentes ao novo e isso acaba atrapalhando na utilização de ferramentas diferentes”. Ainda segundo a instrutora, a partir do momento que se conhece as ferramentas do novo programa, sua aceitação é imediata.
Para a assessora parlamentar Francely Figueiredo, é fundamental a Câmara investir em capacitação para os seus servidores. “Sem o curso eu não teria como utilizar o programa”. Francely disse ainda que o novo sistema é muito bom e acrescentou, “as aulas foram práticas e fáceis, adquiri novos conhecimentos”.
Principais vantagens do Libre
É gratuito; possui compatibilidade com o OpenDocument (formato de documentos aberto e compatível com as aplicações livres); tem compatibilidade com o Microsoft Office; possui instalador menor; funciona em diversos sistemas; é completamente traduzido para o português e tem interface semelhante ao Office 2003 da Microsoft. Ascom/CMP/Rosiere Morais.